Notícias



Litoral Norte

VÍDEO: gari influencer de Tramandaí acumula milhares de seguidores ao mostrar a rotina nas redes sociais

Inspirado em personagens como "Luva de Pedreiro", Antônio Henrique da Conceição posta vídeos do trabalho em Imbé, onde aparece fantasiado, fazendo acrobacias e oferecendo mensagens positivas

30/11/2023 - 21h53min


Ian Tâmbara
Ian Tâmbara
Enviar E-mail

A vida de um jovem gari do Litoral Norte do RS mudou nos últimos anos depois que o ato de correr atrás do caminhão do lixo recebeu um significado ainda maior: o de correr atrás dos sonhos. Aos 22 anos, Antônio Henrique da Conceição é um fenômeno nas redes sociais com vídeos em que mostra a sua rotina de trabalho e tenta motivar outros jovens. 

Quem passa pelo bairro Parque dos Presidentes, de Tramandaí, talvez não conheça o jovem Antônio. No entanto, se a questão for sobre o Foguetinho, a figura passa a ser reconhecida.  

Atualmente, o jovem tem 144 mil seguidores no Instagram, 46 mil no Tiktok e 59 mil no Facebook. Nas redes, Foguetinho sempre aparece em vídeos nos quais mostra um pouco da rotina da coleta seletiva de Imbé, cidade vizinha onde ele trabalha.  

Saltos do caminhão, cambalhotas enquanto junta o lixo e até malabarismos com as sacolas são alguns dos exemplos do que Foguetinho já compartilhou com seus seguidores. Além disso, são inúmeras as vezes em que ele aparece trabalhando fantasiado, como de Batman ou Barbie. 

— Tudo começou na "resenha". Eu e um amigo fazíamos alguns vídeos de brincadeira. Depois, em uma coleta, encontrei uma fantasia que havia sido jogada fora. Peguei pra mim e comecei a usar. Depois, aos poucos, os vídeos começaram a viralizar — ele relembra.

Junto das brincadeiras, o gari aproveita para sempre trazer mensagens motivacionais nos vídeos. As falas costumam ser construídas em uma linguagem direta, conversando com os seguidores, chamados carinhosamente de "tropinha". 

— Fui criado muito humilde. Desde pequeno, tive que correr atrás. É uma vida difícil. Então, tento mostrar toda a nossa rotina, desde os momentos difíceis, até as brincadeiras. Meu objetivo é poder dar mais voz ativa ao nosso pessoal — comenta.

Toda essa mistura do trabalho árduo aliada à irreverência não seria possível sem a ajuda dos colegas, que tornam-se parceiros nessa rotina. Um deles é o gari Rafael da Silva, que leva o apelido de "Chuck", e auxilia nas gravações dos vídeos. 

Não é um trabalho fácil, mas até nele nós temos que levar a vida com mais amor e felicidade.

ANTÔNIO HENRIQUE DA CONCEIÇÃO

Gari e influencer

— O piá é gente boa, um guri inteligente. Tudo que ele pede pra gravar, eu ajudo. É sempre assim, com a gente trabalhando juntos — conta Chuck. 

Parceria essa que é completada nas mãos de quem guia o caminhão, como é o caso do motorista Elton de Paulo, 58 anos: 

— Ele (Foguetinho) alegra o nosso dia a dia. Isso mostra que a gurizada está sempre na batalha também. Fazem o serviço sério, correto, mas sempre alegres — ressalta.

Segundo Foguetinho, o sucesso online começou quando alguns dos vídeos feitos de brincadeira começaram a viralizar. Um deles, por exemplo, chegou até o influenciador Luva de Pedreiro, que comentou no post:

— Ele é uma grande referência pra mim, pelo jeito que se expressa e por mostrar a realidade dele do mesmo jeito que tento fazer aqui.

A rotina de trabalho

Antônio Henrique mora com a esposa, filho, irmão e sogra em Tramandaí. Diariamente, pega a bicicleta e pedala por 10 quilômetros por cerca de 30 minutos até chegar ao ponto de encontro do caminhão em Imbé. A empresa em que o jovem trabalha realiza a coleta seletiva na cidade vizinha. 

Quando Foguetinho chega no caminhão, se prepara colocando as luvas e, de vez em quando, veste alguma fantasia que trouxe na mochila.

Assim que o motorista acelera, a tarefa árdua começa. É preciso ser rápido para arrematar as sacolas, alcançar o caminhão e ainda dar tempo de gravar os vídeos. Entre um bairro e outro, o gari influencer se alonga, se prepara, motiva o companheiro e segue firme para a próxima coleta. 

— Não é um trabalho fácil, mas até nele nós temos que levar a vida com mais amor e felicidade. Então, é isso que quero passar para as pessoas — destaca.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias