Notícias



Piquetchê do DG

Com divulgação da cultura gaúcha, O Mundo do CTG soma mais de 670 mil seguidores

Iniciativa se transformou em uma empresa e passou a produzir eventos. No ano passado, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi realizado o Festival Gaúcho de Coreografias

18/12/2023 - 12h50min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Juarez e Jordana percorrem o Estado para registrar eventos tradicionalistas

Apresentar a cultura gaúcha nas redes sociais é o mote do conteúdo das páginas do O Mundo do CTG. Criado por Juarez Paiva, 32 anos, instrutor de danças tradicionais e coreográfo, o projeto começou em março de 2020, início da pandemia. Para ele, a ideia saiu do papel em um período em que não havia possibilidade de exercer seu trabalho. 

– O nome já tinha na minha cabeça, mas era para um evento presencial, não era nada virtual. Liguei para o Giovani Grizotti (jornalista) contando a ideia. Começamos como um programa de música gaúcha, com quadro de culinária e turismo. Os episódios ainda estão no YouTube mas, ao longo do tempo, fomos mudando o conteúdo – conta Juarez. 

A mudança do formato aconteceu conforme a interação e interesse do público, percebido por Juarez e Jordana Ercolani, 24 anos, sua parceira. 

– O Instagram foi deixando tudo mais dinâmico – diz Jordana. 

O Mundo do CTG soma mais de 670 mil seguidores nas plataformas Instagram, Facebook, TikTok e YouTube.

– Tínhamos as redes, mas era fraco o movimento. No Enart do ano passado mudamos o viés e começamos a trabalhar mais com as danças. Vimos que as danças alcançavam o mundo inteiro. Pessoas de todos os cantos do Brasil e de fora gostam da dança. Cerca de 70% do nosso público não é do Rio Grande do Sul. Foi quando deu o estalo de que o Brasil não conhecia nossas tradições. O público começou a perguntar, tirar dúvidas, interagir muito – conta Juarez. 

Produzir todo esse conteúdo em rodeios e festivais ocorre de forma voluntária. Os patrocínios são vinculados, atualmente, ao quadro de culinária que segue nas redes. 

Conforme o casal, o vídeo de um peãozinho com cabelo comprido viralizou nas plataformas e chegou a mais de 

12 milhões de visualizações. Com esse alcance, eles notaram uma confusão sobre a figura do gaúcho.

– Muitas pessoas confundem o gaúcho com o cowboy. Não conheciam essa parte artística, que envolve dança, declamação, várias modalidades. Começamos a trazer esse lado mais artístico para a página. Também tem essa falta de informação sobre quem é o gaúcho dentro do nosso Estado – comenta Juarez.

Festival de Coreografias é nova aposta 

O Mundo do CTG se transformou em uma empresa e passou a produzir eventos. No ano passado, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi realizado o Festival Gaúcho de Coreografias.

– A primeira edição teve mais de 60 grupos participando. É um evento só de coreografias, apresentações de entrada e saída, sem as danças tradicionais – diz o coreógrafo, que atualmente participa do Desafio Farroupilha. 

O festival contou com a distribuição de R$ 60 mil de ajuda de custo para os grupos que se deslocaram até o local das apresentações.

Para o ano que vem, segundo Juarez, está sendo elaborado o Dança Rio Grande, que será no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia.

Último episódio do Desafio Farroupilha

O Mundo do CTG / Divulgação
Juarez (em pé) é um dos coreógrafos da série

O último episódio do reality show de danças tradicionais gaúchas Desafio Farroupilha será exibido no próximo sábado (23), no Jornal do Almoço, pela RBS TV. A coreografia do CTG Giuseppe Garibaldi será apresentada em um tablado montado ao pé do Cristo Protetor de Encantado. 

Juarez é um dos idealizadores da coreografia, com Éderson Vergara e Gilmar Caetano Rocha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias