Notícias



Amplia atendimento

Mudanças na tarifa social do Dmae são aprovadas pelos vereadores de Porto Alegre

Conforme a estimativa da prefeitura, número de beneficiados deve ter um incremento de 14%

19/12/2023 - 22h26min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS
Mudança prevê que Dmae pode desligar ramal de água quando abastecimento estiver interrompido ou suspenso pelo período de um ano.

Uma série de normas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foram alteradas após a aprovação de um projeto de lei, de autoria da prefeitura, nesta segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Entre as principais alterações está o acesso à tarifa social da autarquia.

A mudança aprovada permite o acesso ao benefício para aqueles cadastrados no Dmae no qual os ramais em que o responsável familiar seja de família beneficiada pelo Programa Bolsa Família do governo federal. Para este grupo, o benefício será concedido pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovado ao final deste período, caso mantenha-se no programa e esteja adimplente no período.

Na regra atual, a tarifa é restrita à economia unifamiliar de área construída inferior a 40m². Conforme o departamento, são 49.791 ramais ou 69.422 economias vinculados hoje. A partir da alteração, e considerando o número de 79.127 famílias assistidas pelo Bolsa Família, a estimativa do município é ter um incremento na ordem de 14%, ou 6,9 mil ramais.

O projeto aprovado também autoriza o Dmae a atuar na manutenção emergencial das redes e equipamentos, bem como a instalação e a manutenção dos hidrômetros, nos condomínios localizados em áreas especiais de interesse social, construídos ou financiados por meio de programas habitacionais destinados à habitação de baixa renda. No entanto, segue a restrição à realização de serviços como manutenções nas instalações prediais internas coletivas ou individuais, assim como a execução de consertos e de obras.

Outra norma modificada prevê que o Dmae poderá efetuar o desligamento do ramal de água quando o abastecimento estiver interrompido ou suspenso pelo período de um ano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias