Notícias



Hospital Dom João Becker

Novos leitos de emergência SUS serão entregues na próxima segunda-feira em Gravataí

Até o momento foram investidos cerca de R$ 10,7 milhões na estrutura

15/12/2023 - 22h19min


Yasmin Luz
Yasmin Luz
Enviar E-mail
Divulgação / Hospital Dom João Becker
36 leitos devem estar disponíveis ao final das três fases das obras da nova emergência do Hospital Dom João Becker

Serão entregues, na próxima segunda-feira (18), 20 leitos, no Hospital Dom João Becker (HDJB), em Gravataí, na Região Metropolitana, na primeira fase da nova emergência SUS da instituição. A inauguração oficial está agendada para às 9h30, com a operação no novo espaço iniciando imediatamente. 

A Santa Casa, responsável pela administração do HDJB, informou que até o momento foram investidos cerca de R$ 10,7 milhões. Esse montante vem do programa Avançar, do Governo do Estado, além de contribuições da Prefeitura de Gravataí e da Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo o superintendente do hospital, Antonio Carlos Weston, durante o período entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, a emergência da instituição atendeu a 98,5 mil pessoas. Ele expressa a expectativa de que os novos leitos contribuam para aliviar a demanda das emergências nos hospitais da Região Metropolitana.

— O propósito é reduzir a pressão existente sobre todas as emergências, tanto em Porto Alegre quanto na Região Metropolitana. Já enfrentamos uma realidade de superlotação na emergência, e esses 20 novos leitos devem amenizar essa pressão, embora ela persista — afirma Weston.

As outras duas etapas da obra da nova emergência devem ocorrer ao longo do próximo ano. Ao final das três fases, haverá um total de 36 leitos entre adultos e pediátricos e treze poltronas de medicação, num total de 1.330m² de área exclusiva para pronto atendimento. 

— Estamos aguardando recursos adicionais para concluir essas fases restantes, mas nossa intenção é finalizar essas obras ao longo de 2024 — acrescenta o superintendente. 

Atualmente, a emergência do Hospital Dom João Becker conta com  cem funcionários, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Inicialmente, novos profissionais não serão contratados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias