Notícias



Parte da rotina

VÍDEO: "Cansada de passar Natal e Ano Novo sem água", desabafa moradora da Lomba do Pinheiro

Dmae explica que foram feitas manobras hidráulicas para que os pontos mais críticos voltassem a ter abastecimento

21/12/2023 - 10h09min


Jônatha Bittencourt
Jônatha Bittencourt
Enviar E-mail

Os resultados das manobras hidráulicas realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) para a normalização do abastecimento da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, começaram a ser percebidos pelos moradores. Nesta quarta-feira (20), a água retornou às torneiras na maioria das casas.

Segundo a cozinheira Sidinelia Pacheco, o problema ganhou força na semana passada, justamente quando onda de calor atingiu Capital. Segundo ela, faltou água todos os dias.

— De segunda até quinta, tinha das 6h até umas 14h. Aí dava para lavar roupa, fazer comida, deixar as garrafas cheias. Durante a tarde já não tinha. Dava para se manter porque no outro dia de manhã teria água de novo — explica Sidinelia.

Na sexta-feira (15), teve início o período mais crítico. A Estação de Tratamento de Água Belém Novo ficou sem luz por mais de quatro horas. No entendimento do Dmae, foi tempo suficiente para desarranjar o sistema que atende não só a Zona Sul, como também parte da Lomba do Pinheiro.

— Chegou um ponto de eu não ter água pra tomar, tive de comprar água, comprar comida, porque não tinha como fazer mais. Eu não tinha mais louça limpa. O banheiro, então... — relembra Sidinelia.

A moradora explica que a água começou a voltar aos poucos na segunda-feira (18), mas a pressão só melhorou na terça (19). Segundo a direção do Dmae, foi necessário desviar a água de alguns bairros para outros mais afetados. De acordo com o departamento, com os resultados positivos, as manobras hidráulicas passaram a ser desfeitas nesta quarta (20).

Para minimizar os impactos, caminhões-pipa disponibilizados pela prefeitura estão posicionados na região para atender à população quando houver necessidade.

— Hoje (quarta) veio a água em algumas das torneiras onde não tinha ainda, onde está bem fraca. Mas o Dmae colocou um caminhão-pipa pra ficar aqui aguardando. Faltou água, eles providenciam — observa Igor Costa Jardim, outro morador.

A gente trabalha, a gente paga os nossos impostos. Isso é muito desumano.

SIDINELIA PACHECO

moradora da Lomba do Pinheiro

O Dmae informa que, assim como na Lomba do Pinheiro, o abastecimento de outras áreas da cidade está em processo de normalização.

Apesar de comemorar o retorno d'água, Sidinelia faz um apelo ao poder público para que não falte novamente. Ela conta que mora na Lomba do Pinheiro há 13 anos e, já acostumada com esse tipo de problema, chega a pedir que, pelo menos, tenha um pouco de água todos os dias.

— Eu só peço que nas festas de final de ano tenha água. Tô cansada de passar Natal e Ano Novo sem água. Tudo bem, podem até cortar um pouco para abastecer outros bairros, mas que não deixem a gente tantos dias sem. Pode faltar durante a noite, mas que tenha pela manhã. A gente trabalha, a gente paga os nossos impostos. Isso é muito desumano — conclui.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias