Notícias



Às escuras

Cinco dias após tempestade, RS ainda tem pelo menos 45 mil pontos sem energia elétrica

No Litoral, avião de pulverização atingiu linha de transmissão no domingo

21/01/2024 - 22h36min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Moradores do bairro Medianeira, em Porto Alegre, reclamam que estão sem luz desde a última terça-feira.

Cinco dias após a tempestade registrada na última terça-feira (16), ainda há mais de 45 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a atualização deste domingo (21), a concessionária RGE informa 19 mil clientes sem luz. Já a CEEE Equatorial afirma que 26 mil pontos ainda não foram restaurados.

O boletim da RGE afirma que os pontos sem energia elétrica estão principalmente concentrados na Região Metropolitana. A concessionária reforça que segue trabalhando para normalizar o serviço, mas reconhece que o prazo de finalização para este domingo poderá ser estendido.

Em nota, a RGE diz que “na maioria dos casos há necessidade de remoção de entulhos, galhos e até árvores inteiras, caídos sobre fios e outros equipamentos. Isso faz com que o serviço seja muito mais demorado do que o normal. Portanto, conforme informado na entrevista de sexta-feira, a RGE trabalha para normalizar o fornecimento à maioria dos 7% clientes restantes ainda neste domingo, podendo ficar atendimentos pendentes, dado a complexidade da manutenção”.

A CEEE Equatorial informa que há 26.520 mil pontos sem energia elétrica em decorrência do temporal da última terça-feira. Deste total, a concessionária afirma que a maioria se concentra em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Até o momento, a empresa não confirmou se mantém a previsão de normalização para este domingo, prevista na última sexta-feira (19).

Litoral sem luz

De acordo com a CEEE Equatorial, outra situação registrada nesta manhã deixa 19 mil pontos sem energia elétrica nas cidades de Palmares do Sul e Capivari do Sul, no Litoral Norte, Mostardas e Tavares, no Litoral Sul. Um avião de pulverização circulava pela região de Capivari do Sul quando cruzou por cabos de energia, ocasionando o rompimento dos mesmos.

Por conta disso, a linha de transmissão foi interrompida. GZH entrou em contato com Corpo de Bombeiros de Cidreira, responsável pela região, que informou não ter sido acionado para atender a ocorrência. Até o momento, não há informações de que o piloto tenha ficado ferido.

Nota oficial da Capivari Aviação Agrícola


A empresa Capivari Aviação Agrícola, de Capivari do Sul/RS, comunica que na manhã de hoje teve um acidente com danos materiais com uma de suas aeronaves, que estava fazendo uma aplicação em uma lavoura de arroz na localidade de Rancho Velho, interior do Município. O fato ocorreu por volta das 7 horas, quando a aeronave acabou se chocando com um fio da rede de alta tensão que passa pela propriedade onde ocorria a operação. 

O choque acabou rompendo o cabo de energia, mas o piloto conseguiu pousar em seguida a aeronave e a empresa comunicou imediatamente o fato ao Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico (Seripa V), como rege o protocolo para esse tipo de ocorrência. O piloto não se feriu e a aeronave segue à disposição dos investigadores do Seripa V, a quem cabe agora investigar as causas do acidente.

Salientamos que a Capivari Aviação Agrícola atua há mais de 40 anos na região, sempre preocupada com as melhores práticas de segurança operacional e ambiental. Assim como o piloto que estava encarregado da operação é um profissional com mais de 30 anos de experiência na atividade. 

Da mesma forma, estamos cooperando totalmente com as investigações que devem definir as causas do acidente


MAIS SOBRE

Últimas Notícias