Notícias



Previsão do tempo

Semana começa com chuva e risco de temporais no RS

Região da Serra pode apresentar alto volume de precipitação na segunda-feira

14/01/2024 - 15h15min

Atualizada em: 14/01/2024 - 15h15min


GZH
GZH
Anselmo Cunha / Agência RBS
Domingo começou com tempo firme e calor em cidades como Porto Alegre.

O mau tempo deverá marcar o começo da semana no Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvas intensas e risco de temporais. Na manhã de segunda-feira (15), ainda estará em vigor um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia de "perigo potencial" para a Metade Norte.

O aviso indica que pode ocorrer chuva de até 50 mm ao dia, vento de 40 a 60 km/h e queda de granizo. A Climatempo prevê possibilidade de rajadas de vento de 50 km/h a 70 km/h no Litoral, que independem da ocorrência de chuva.

De acordo com a Climatempo, ainda no domingo a instabilidade avançaria pela Campanha e pelo Sul, ganhando intensidade entre a tarde e a noite. Na segunda, o tempo fica estável entre Bagé e Rio Grande, mas pancadas de chuva prosseguem no restante do território gaúcho. Essas pancadas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas.

A Serra deve ficar em estado de atenção devido ao risco de grande intensidade da chuva, já que uma área de baixa pressão se forma no Oceano, na altura do litoral do Paraná e de Santa Catarina, reforçando as instabilidades entre o nordeste gaúcho e o leste do Paraná.

Na terça-feira, a tendência é de que a chuva forte se mantenha sobre os gaúchos. O mau tempo é favorecido pelo deslocamento da frente fria ao longo do litoral, pela circulação de ventos úmidos e por uma baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o sul do Paraguai.

A previsão é de dia chuvoso e com risco de novos temporais entre Uruguaiana e Rio Grande, de chuva frequente a qualquer hora do dia entre São Luiz Gonzaga, Santa Maria e Mostardas e de pancadas de chuva desde a manhã e com aumento de intensidade durante a tarde em toda a faixa Norte e Região Metropolitana.

A Climatempo indica que devem ser registrados volumes expressivos em todo o Estado, o que deixa os municípios mais suscetíveis em alerta — por conta, também, da expectativa de fortes rajadas de vento.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias