Notícias



Eu Sou do Samba

Ensaio técnico no Porto Seco ocorre nesta quarta-feira

Cinco escolas vão desfilar para testes de luz, som e infraestrutura

20/02/2024 - 20h20min

Atualizada em: 20/02/2024 - 20h39min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Matheus Pé / Especial
Passarela pronta para receber o ensaio técnico de cinco escolas, nesta quarta-feira

Uma das grandes novidades do Carnaval de Porto Alegre em 2024 é o ensaio técnico para testes de luz, som e infraestrutura do Complexo Cultural do Porto Seco. Na noite nesta quarta-feira (21), a partir das 19h20min, cinco escolas vão pisar pela última vez na passarela Carlos Alberto Barcelos (o Roxo) antes das apresentações oficiais, que ocorrem nesta sexta-feira (23) e sábado (24). São elas: União da Tinga, Império da Zona Norte, Acadêmicos de Gravataí, Imperatriz Dona Leopoldina e Fidalgos e Aristocratas (as demais escolas optaram por não participar). O ensaio é aberto ao público, com entrada franca. 

Iniciada no dia 7 de fevereiro, a montagem das estruturas para receber o evento foi concluída nesta terça-feira (20). Cerca de 100 operários trabalharam diariamente no local. Este ano, o serviço foi executado pela empresa Impacto Vento Norte Produções Técnicas, vencedora da licitação. Foram construídos 191 camarotes — 30% a mais do que no ano passado —, todos de dois andares. Também foram instalados 200 banheiros químicos, além de uma área para a Brigada Militar e segurança privada, espaço para estúdios de rádio, cabines de imprensa, unidade de saúde e duas ambulâncias. Nesta quarta, o Corpo de Bombeiros estará no local para vistoria e a liberação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).

Matheus Pé / Especial
Todos camarotes são de dois andares

Vale ressaltar que, pelo segundo ano consecutivo, quem quiser assistir aos desfiles das escolas de samba nas arquibancadas — que comportam um público de 5,6 mil pessoas por noite —, sexta e sábado, terá entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados diretamente no sambódromo, por ordem de chegada. 

— Queremos garantir que as arquibancadas tenham o máximo de ocupação desde o início até o fim das apresentações, evitando que parte do público se desloque para o sambódromo apenas no horário do desfile da sua escola, o que acaba impedindo que mais pessoas assistam ao Carnaval — afirma Liliana Cardoso, presidente do comitê-executivo do Carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco.

Matheus Pé / Especial
Arquibancadas têm espaço para 5,6 mil pessoas por noite

TE PROGRAMA PARA O ENSAIO!

/// Quando: hoje, a partir das 19h20min
/// Onde: Complexo Cultural do Porto Seco (Avenida Plínio Kroeff s/n)
/// Quanto: de graça
/// Ordem dos ensaios:

União da Tinga
Concentração: 19h20min
Início: 20h
Término: 20h40min

Império da Zona Norte
Concentração: 20h10min
Início: 20h50min
Término: 21h30min

Acadêmicos de Gravataí
Concentração: 21h
Início: 21h40min
Término: 22h20min

Imperatriz Dona Leopoldina
Concentração: 21h50min
Início: 22h30min
Término: 23h10min

Fidalgos e Aristocratas
Concentração: 22h30min
Início: 23h20min
Término: 0h

Limpeza do entorno

Matheus Pé / Especial
DMLU fez um mutirão no local

Atenção redobrada também para o entorno do sambódromo. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez um mutirão de limpeza, ainda em janeiro, nas proximidades do local, na Avenida Élvio Antônio Filipetto — alvo constante de descarte irregular de resíduos. Apenas em um dos dias, foram retiradas 80 toneladas de lixo.

— Pedimos que os moradores ajudem a conservar as melhorias que serão feitas nos locais — destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Nesta segunda-feira, Eu Sou do Samba visitou o Porto Seco e percebeu que o trabalho segue firme, principalmente na área dos barracões. 

Nota 10 para toda a equipe!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias