Notícias



Mais baixo em seis meses

Pouca chuva e calorão: queda no nível do Guaíba gera alerta para risco no abastecimento de água na Capital

Dmae sinaliza que a captação no bairro Belém Novo pode ser prejudicada

12/02/2024 - 21h47min


Camila Pessôa
Camila Pessôa
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Água atingiu altura mais baixa dos últimos seis meses no sábado (10).

Depois de períodos de cheia histórica e alagamentos provocados pela chuva, quando alcançou 3m46cm em novembro de 2023, o Guaíba atingiu no sábado (10) o menor nível dos últimos seis meses: 37 centímetros. Razões passam pela pouca chuva e o calorão.

O nível do Guaíba atingiu 41 centímetros em seu menor patamar de domingo (11). Nesta segunda-feira (12), ele se encontra em um patamar considerado de “atenção para níveis baixos”, ao chegar à altura de 48 centímetros no horário de maior baixa (entre 11h e 13h). Os dados são da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Apesar da elevação registrada nos últimos dias, nos níveis atuais, a captação de água no bairro Belém Novo ainda pode ser prejudicada, alerta o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre. Nenhum bairro chegou a ficar desabastecido com a baixa, embora o departamento tenha enviado um alerta no sábado (10).

(Este nível) já demanda um outro olhar em relação a tendências de falta de chuvas no decorrer dos próximos dias. Então já é um valor para ficar um pouco de olho — explica o hidrólogo da Sala de Situação da Sema, Pedro Camargo.

O Guaíba está com um nível menor que o de costume para o verão (de 70 a 80 centímetros), mas a situação é menos preocupante que a dos verões dos anos anteriores (entre 2019 e 2023), quando o Estado passava por estiagem como efeito do fenômeno La Niña, diz Camargo.

O receio aumenta quando a altura da água cai para 40 centímetros e a situação fica bem crítica em cerca de 33 centímetros, afirma o hidrólogo.

A explicação para atual baixa, segundo Camargo, é a pouca chuva durante o último mês em bacias  do Estado - Caí, Sinos, Gravataí, Alto e Baixo Jacuí, Taquari-Antas - que desaguam no Guaíba:

— Então além dessa onda de calor, temos menores vazões chegando no Guaíba.

Jonathan Heckler / Agencia RBS
Lixo ficou exposto com o recuo da água.

Com a chuva prevista entre segunda (12) e terça-feira (13) no Estado, o Dmae espera melhora na situação. A margem considerada segura para o abastecimento da Capital fica entre 75 e 80 centímetros. Camargo lembra que os volumes de chuva previstos não são muito elevados.

A gente vai ter uma pequena variação positiva no Guaíba, mas nada muito sério — comenta.

A tendência é de que o nível se estabilize em cerca de 60 centímetros ao longo da semana, altura ainda baixa em relação à normal para a estação.

A queda no nível expôs lixo acumulado no corpo d’água e no Arroio Dilúvio. O serviço de coleta da Capital está recolhendo os resíduos que estão fora da água, nas áreas que as equipes conseguem acessar, afirma o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias