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Entrevista na Gaúcha

CEEE Equatorial admite que restabelecimento total da energia pode ocorrer somente na segunda-feira

Mais de 24 horas após tempestade, 245 mil clientes seguem sem luz. Na área da RGE, 61 mil pontos permanecem desligados

22/03/2024 - 10h59min


Lucas Abati
Lucas Abati
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Ivan Pacheco / Agencia RBS

O gerente de planejamento e controle da CEEE Equatorial, Rafael Crochemore, admitiu nesta sexta-feira (22), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, que a normalização total da energia elétrica pode ocorrer somente na segunda-feira (25). Conforme dados divulgados pela companhia às 9h, são 245 mil pontos sem luz na área de concessão por problemas causados pela tempestade de quinta-feira.

Para Porto Alegre, Crochemore prevê o final do domingo (24) como limite. Já para o Interior, o prazo pode ser ainda ampliado.

— Nós temos uma situação para o Interior que pode levar um pouco mais de tempo, porque o evento no interior teve uma característica muito similar ao que ocorreu em janeiro aqui em Porto Alegre. Tivemos rajadas de vento de quase 140 quilômetros por hora. Algumas cidades foram bem atingidas com Rio Grande, Jaguarão e Pinheiro Machado — destacou.

Ainda conforme o gerente, os estragos de janeiro ficaram concentrados em Porto Alegre. Dessa forma, era possível deslocar equipes do Interior para a Capital. Desta vez, o evento foi distribuído em toda a região.

— Nós levamos aí um pouco mais de tempo para chegar nesses pequenos blocos. Independente da causa que provocou o problema, nós vamos chegar, vamos fazer um patrulhamento e muito provavelmente pela complexidade do defeito ser mais baixa, a correção é mais rápida— explicou.

Conforme a Equatorial, são cerca de 500 equipes atuando em toda a área de concessão.

Veja a íntegra da entrevista

RGE

Já na área de concessão da RGE, que registrava 61 mil pontos sem luz nesta manhã, o gerente de serviços Fábio Calvo afirmou que até hoje 96% devem estar restabelecidos. 

No entanto, afirma não ser possível dar um prazo para cada cliente, para evitar uma falsa expectativa.

— Nós vamos atender um cliente, muitas vezes nos deparamos com estrada que está bloqueada, com local que pela chuva foi alagada, vegetação de grande porte sobre a rede — afirmou o gerente.

Veja a entrevista na íntegra



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