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Porto Alegre

Contas do Dmae voltarão a ser emitidas através da leitura do hidrômetro a partir de março

Serviço estava suspenso desde o início do ano após o rompimento do contrato com empresa que fazia o trabalho

29/02/2024 - 21h40min


Laura Becker
Laura Becker
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A partir de 1º de março os moradores de Porto Alegre voltarão a receber a conta de água com valor definido a partir da medição do hidrômetro. Conforme o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae), a retomada do serviço – suspenso desde janeiro – ocorre devida a contratação emergencial de uma nova empresa.

A emissão das contas ficará a cargo da empresa Conceito Prestação de Serviços, serviço que será realizado dentro do período de seis meses. Esta nova companhia ficará responsável pela leitura dos hidrômetros, impressão e entrega das contas. O valor do contrato com o Dmae é R$ 2,26 milhões.

O Departamento confirmou também que já está em fase de elaboração uma nova licitação para a contratação da empresa definitiva. A previsão da autarquia é realizar esta etapa enquanto a nova contratada estiver atuando.

Desde dezembro, o cálculo da conta estava sendo feito pela média de consumo dos clientes dos três meses anteriores, após a rescisão com a empresa que prestava o serviço. O rompimento com a empresa Fimm ocorreu em novembro do ano passado.

De acordo com o Dmae, a anulação foi feita pelo não atendimento das disposições contratuais, e não por falhas na licitação. Ainda conforme o Departamento, a empresa estava emitindo contas de água com leituras erradas, ocasionando reclamações por parte dos usuários.

Pedidos de revisão

O Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) confirmou que os pedidos de revisão do valor da conta seguem disponíveis para os consumidores. O tempo de retorno por parte do órgão é de, em média, 90 dias. A solicitação pode ser feita no posto do Departamento, na Rua José Montaury, 159, ou pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br.

Nesse e-mail, precisa estar anexada a imagem da conta em que foi observada a divergência e uma foto do hidrômetro, em que apareçam os quatro números pretos. Diferenças no valor, para mais ou para menos, serão compensadas quando houver a leitura oficial do hidrômetro em cobranças futuras.

— Os clientes que tiveram uma justificativa ou comprovação da situação, é possível fazermos uma negociação, como uma média dos últimos 12 meses, por exemplo. Além disso, enquanto a conta estiver em análise, não haverá cobrança de juros e correções e não há risco para corte do fornecimento de água — ressaltou o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.


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