Notícias



Bairro Petrópolis

Empresas de telefonia são multadas por trabalho fora do horário estabelecido; serviço causou congestionamento na Capital

Cinco veículos bloquearam trecho da Avenida Protásio Alves na manhã desta sexta-feira (8)

08/03/2024 - 11h08min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
EPTC / Divulgação
EPTC esclareceu que toda interdição de via pública deve ser autorizada previamente pelo município, conforme consta no CBT.

Cinco veículos de companhias de telefonia foram autuados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na manhã desta sexta-feira (8) por trabalho fora do horário estabelecido. Parados na faixa da direita na Avenida Protásio Alves, no sentido bairro-Centro, próximo da Avenida Lucas de Oliveira, eles provocaram lentidão e congestionamento em direção ao centro da Capital.

Alertada pela reportagem, uma equipe da EPTC foi ao local e flagrou as equipes trabalhando nos postes da avenida.

Todos foram autuados por obstruir a via e orientados a deixar o local. Equipes de dois desses veículos foram reticentes quanto à determinação da EPTC, o que provocou a chamada da Brigada Militar. Até 8h30min, a via estava completamente liberada.

A EPTC esclareceu que, de acordo com o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), toda interdição de via pública deve ser autorizada previamente pelo município — seja para obras nas ruas ou calçadas, estacionamento de caminhão de mudança, içamento de cargas, eventos, atos públicos, entre outras ações. Cada multa é de R$ 130, 16 por estacionar em hora e local proibido.

 O CTB também diz que o solicitante é obrigado  a providenciar e implantar a sinalização necessária para garantir a segurança viária. Na Capital, esse tipo de serviço também só pode ocorrer entre 9h e 17h, para escapar dos horários de pico.

Pelo menos um dos veículos multados tinha identificação da Claro. A empresa foi procurada para se manifestar sobre o trabalho que estava em andamento. Até a publicação desta reportagem, a companhia ainda não havia enviado um posicionamento. A EPTC não identificou de quais empresas eram os outros veículos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias