Notícias



Na Sexta-feira Santa

Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz falará da necessidade de paz no mundo

Atividades terão início às 14h30min com uma missa no Santuário São José de Murialdo

28/03/2024 - 09h42min

Atualizada em: 28/03/2024 - 09h43min


GZH
GZH
Jefferson Botega / Agencia RBS
Encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz em 2022.

Nesta Sexta-feira Santa (29), será realizada a 65ª edição da encenação da Paixão de Cristo no Morro da Cruz, como parte das celebrações dos 252 anos de Porto Alegre. As atividades terão início às 14h30min com uma missa no Santuário São José de Murialdo. A partir das 15h30min, terá lugar a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, contando com a participação de um grande elenco composto por artistas profissionais. 

Além disso, aproximadamente 60 moradores do bairro também participarão do evento, desempenhando papéis como soldados romanos e habitantes da Palestina.

Estudantes do bairro Restinga estarão envolvidos na representação dos milagres de Cristo. A cena da ressurreição de Lázaro, que foi introduzida na edição anterior, será mantida. Este evento está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que celebra seu sexagésimo ano consecutivo, com o tema "Fraternidade e Amizade Social".

A celebração terá lugar em frente à igreja, localizada na Rua 1º de Março, esquina com a Vidal de Negreiros, seguida por uma procissão que percorrerá mais de 1,5 quilômetro até o topo do Morro da Cruz. Lá, ocorrerá a representação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, culminando com a crucificação e sua subsequente ressurreição. Durante o percurso em direção ao morro, será realizada uma encenação especial que abordará a questão da violência contra as mulheres.

Paz mundial

Uma das adições deste ano inclui uma cena de abertura que destaca a importância da paz mundial. Um ator profissional interpretará São Francisco de Assis, entoando uma canção cuja letra ressalta a serenidade. Além disso, será feita uma menção especial ao papa Francisco. Durante a performance musical, os atores distribuirão flores de camomila abençoadas para o público presente.

O evento é organizado pela Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em colaboração com o Santuário São José de Murialdo.

Programação — Sexta-Feira Santa (29)

  • 14h30min — Mensagem da Paixão — Interior da Igreja São José de Murialdo
  • 15h30min — Bênção da Macela e início da encenação em frente à Igreja
  • 16h30min — Procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus e Verônica 
  • 18h — Crucificação e Ressurreição — Final do ato no morro.

Endereço 

Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina com a Rua 1º de Março — Santuário São José de Murialdo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias