Notícias



Influenza

Hospitalizações por gripe crescem 466% no RS; campanha de vacinação deve começar nos próximos dias

Dados são referentes às internações nas 11 primeiras semanas epidemiológicas de 2023 e 2024

19/03/2024 - 21h27min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Campanha nacional de vacinação contra a influenza começa na próxima segunda-feira (25).

As hospitalizações por influenza – vírus que causa a gripe – cresceram 466% nas 11 primeiras semanas epidemiológicas de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e consideram os pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – quadro que ocorre quando há falta de ar ou desconforto para respirar, sensação de pressão no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada de lábios ou rosto (cianose).

Até o sábado (16), o vírus foi responsável pela internação de 136 pessoas no Estado; haviam sido 24 hospitalizações no mesmo período de 2023. A contabilidade de pacientes com quadros graves da doença deve aumentar, pois 196 casos aguardam resultado laboratorial para a identificação do vírus. A proporção de hospitalizações foi maior em pacientes a partir de 40 anos.

Houve também aumento no número de óbitos por gripe: sete pessoas morreram por conta da doença nas 11 primeiras semanas epidemiológicas deste ano; em 2023, no mesmo período, foram duas.

A disparada nos casos de influenza no país fez o Ministério da Saúde (MS) anunciar, em fevereiro, a antecipação da campanha de vacinação para 25 de março. O Estado recebeu 480 mil doses de imunizantes nesta segunda-feira (18) e deve começar o trabalho de imunização nos próximos dias.

— O aumento de casos de influenza começou em fevereiro e tem se intensificado nas últimas semanas. Não era algo esperado, ao menos em anos pré-pandêmicos. Até 2020, tínhamos um caráter sazonal do vírus, que começava a circular em abril e maio. Agora vimos começar (o aumento de casos) no meio do verão, bem antes do outono — afirma Alexandre Zavascki, chefe do Serviço de Infectologia e Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento.

Nesta segunda-feira (18), o hospital tinha cinco pacientes internados com diagnóstico positivo para a doença, duas crianças e três adultos, nenhum, porém, em unidades de terapia intensiva (UTI). 

Os motivos que levaram à mudança no comportamento das infecções não estão claros para os estudiosos, segundo Zavascki:

— Tem sido difícil explicar essa perda de sazonalidade. É como se tivesse ocorrido uma desregulação no ciclo da influenza, que é classicamente associada ao frio. Temos observado que, desde dezembro de 2021 – quando tínhamos muitos casos de covid-19 –, ela começou a aparecer fora de época. São três anos consecutivos com ocorrência de momentos de gravidade fora do inverno.

Segundo o boletim mais recente que mapeia as doenças respiratórias no RS, divulgado pela Secretaria de Saúde na semana passada, a cobertura vacinal dos gaúchos contra o vírus influenza em 2023 ficou distante da meta do Ministério Saúde (MS), que é imunizar ao menos 90% em cada grupo. Idosos são os mais protegidos: 61,6%; crianças, com 43,1%, são os indivíduos com a menor imunização. Veja o percentual de vacinação de cada grupo no Estado:

  • Povos indígenas – 58,4%
  • Idosos – 61,6%
  • Trabalhadores da saúde – 53,9%
  • Professores – 52,3%
  • Crianças –43,15%
  • Gestantes – 54%
  • Puérperas – 49,4%

Conforme Zavascki, a baixa cobertura pode, em parte, ajudar a explicar mudanças no perfil da gripe no Estado.

— A diminuição da cobertura vacinal reduz a imunidade coletiva, facilitando a circulação de vírus. A vacina começa a exercer proteção significativa em duas semanas e protege quem se imunizou recentemente e quem está há mais tempo sem se vacinar. A imunização é importante porque não sabemos quando será o pico de casos, como sabíamos, no passado, que ocorreria em junho ou julho — acrescenta.

Covid-19: menos mortes, mas casos em alta

A análise dos casos Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que as hospitalizações por conta do Sars-CoV-2 (vírus da covid-19) caíram 25,7% nas 11 primeiras semanas epidemiológicas – de 880 para 654. Essa quantidade deve aumentar porque há casos sem resultado laboratorial para a identificação do vírus, segundo a Secretaria da Saúde.

Somado a isso, a covid-19 registrou queda de 42,6% no número de mortes no Estado: de 216 óbitos em 2023 para 126 neste ano, no mesmo período de comparação. O RS, porém, vive uma escalada nos diagnósticos positivos da doença. Foram 6.270 em janeiro, 14.439 em fevereiro e 12.770 em março (até esta segunda), conforme o painel da SES.

O aumento de casos fez com que mais de cem unidades de saúde de Porto Alegre registrassem falta de testes para detectar a covid-19, no início do mês.

— O aumento de casos está relacionado ao maior contato entre as pessoas, que normalmente observamos com o retorno às aulas e ao trabalho no fim de fevereiro e março. Não tem a mesma magnitude do que vimos em 2020, 2021 e 2022 — afirma Fernando Spilki, virologista e professor da Universidade Feevale.

Segundo ele, o cenário tem a ver também com a evolução do agente causador da covid-19.

— Estamos vivendo um momento de diversificação: bastante linhagens (do vírus) circulando, o que gera esses surtos. O que nos preocupa é que é mais uma pressão sobre o sistema de saúde, junto com o surto de dengue que estamos vivenciando e que não é de pequenas proporções — acrescenta.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde sobre a SRAG, o Sars-CoV-2 seguiu como o vírus mais comum encontrado em coletas feitas para traçar o perfil da proporção de síndrome gripal no Estado, nas nove primeiras semanas do ano. Veja o resultado:

  • Sars-CoV-2: 59,7%
  • Influenza A (H3N2): 25,3%
  • Vírus Sincicial Respiratório: 5,6%
  • Influenza A (H1N1): 3,4%
  • Influenza B: 1,3%
  • Influenza A não subtipado: 4,7%

Os profissionais da secretaria identificaram 26,1% de positividade para Sars-CoV-2 em 2023 e 42,1% em 2024 nas amostras, quando consideradas as nove primeiras semanas epidemiológicas de cada ano.

Já as hospitalizações por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) – outro que leva a quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave – caíram 53,7% nas 11 primeiras semanas epidemiológicas – de 134 para 62. O número pode aumentar, porque há registros sem resultado laboratorial para a identificação do vírus. Segundo o levantamento, mais de 90% das internações tiveram como pacientes crianças menores de cinco anos. A doença causou uma morte no ano passado e nenhuma em 2024, nas 11 primeiras semanas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias