Notícias



Para garantir o pescado

Tainha na taquara, pirão e música são atrações na abertura da 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Tradicional evento começa pela Região das Ilhas e depois vai para o centro da cidade, até o final de março

17/03/2024 - 15h43min

Atualizada em: 17/03/2024 - 15h43min


Humberto Trezzi
Humberto Trezzi
Enviar E-mail
Jonathan Heckle / Agencia RBS
O peixe é espetado em taquaras verdes e colocado sobre braseiros, à vista dos frequentadores da feira.

O domingo nublado e de clima um pouco mais ameno do que nos últimos dias garantiu boa afluência de público no lançamento da 244 ª Feira do Peixe de Porto Alegre. A festa foi inaugurada, como já é tradicional, na Colônia Z-5 de Pescadores, na Ilha da Pintada. E contou com os atrativos de sempre: tainha assada na taquara, pirão, farofa e música – via de regra, samba.

As atividades ocorrem desde as 9h e vão até as 18h, no coração da ilha, na Rua Nossa Senhora da Boa Viagem, 1.916. A programação inclui missa campal em homenagem aos pescadores, concurso de pesca infantil, feira de quitutes, artesanato local, desfile de candidatos a rei e rainha do evento e atrações musicais

O prefeito Sebastião Melo presidiu a solenidade oficial de abertura do evento. Percorreu barracas de sorteios de prêmios, ouviu sambas, apertou a mão de muitos cidadãos (eleitores em potencial) e, depois, sentou à mesa com assessores para desfrutar da tainha assada.

O peixe é espetado em taquaras verdes e colocado sobre braseiros, à vista dos frequentadores da feira. É pré-temperado com sal e, quando está meio assado, recebe pinceladas de molho vinagrete, para não ressecar, ensina o assador Marcos Reni. Com 52 anos, ele prepara as tainhas há mais de 30 anos. 

As refeições tinham dois preços. A mais pedida custa R$ 50 e inclui uma tainha de tamanho grande (mais de meio quilo), acompanhada de farofa, salada, arroz e pirão. A outra modalidade custa R$ 40 e inclui peixe e pirão, mas para levar (não é servida na mesa). Muita gente prefere essa última opção porque, em casa, o peixe pode alimentar mais de uma pessoa.

Esta foi a primeira vez que o casal de aposentados Ernandes Machado e Celi Teixeira Machado compareceu à feira do peixe. Eles adoraram. Os dois são moradores do bairro Humaitá (nas proximidades da Arena do Grêmio) e prometem voltar sempre.

— O gosto da tainha assada é sensacional — resume Ernandes.

De 25 a 29 de março, a feira será realizada no Largo Jornalista Glênio Peres, no Centro Histórico, com 36 bancas de pescados e duas de alimentação. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), em parceria com a Colônia de Pescadores Z-5 e Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias