Notícias



Influenza

Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira em todo o RS

Secretaria da Saúde aponta aumento de casos entre crianças e idosos e reforça importância da imunização

24/03/2024 - 21h36min


Beatriz Coan
Beatriz Coan
Enviar E-mail

A campanha de vacinação contra a gripe inicia-se, oficialmente, nesta segunda-feira (25) no Rio Grande do Sul. Nesta primeira etapa, o imunizante será disponibilizado para os grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 480 mil doses foram destinadas para o Estado.

As vacinas começaram a ser distribuídas para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do RS no dia 19 de março. Conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), os municípios já poderiam iniciar a aplicação das doses assim que recebessem os imunizantes. Em Porto Alegre, a vacina já está disponível em todas as unidades de saúde.

A diretora do Cevs, Tani Ranieri, reforça a importância da vacinação, especialmente, de alguns grupos prioritários:

— Os grupos elencados para vacinação permanecem sendo os mesmos da campanha do ano de 2023 e a gente chama atenção para a importância de alguns grupos com maior vulnerabilidade, que são eles as crianças, extremamente importante porque nós temos visto um aumento de ocorrência de casos de influenza neste grupo etário, e os idosos, que também registra um aumento do número de casos e um aumento, inclusive, de internações por síndrome respiratória aguda grave associadas à influenza.

Tani também destaca a necessidade das gestantes, puérperas, indígenas e população com comorbidades de buscarem o imunizante. Por fim, ela chama a atenção dos profissionais de saúde para se vacinarem:

— Eu chamo atenção para os profissionais de saúde que são a força de trabalho neste momento para a gente dar seguimento aos atendimentos do momento em que estamos vivendo, em que temos não só uma epidemia de dengue, mas também uma circulação do SARS-CoV-2, ou seja, casos de Covid-19 também aumentado neste período do ano, e uma circulação maior de casos de influenza.

De acordo com o MS, a campanha de vacinação contra a gripe encerra no dia 31 de maio. O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril. Nessa data, os municípios são orientados a realizar atividades de mobilização junto às suas comunidades para que a população procure os postos de vacinação.

Grupos prioritários

A SES-RS informou que a estimativa de pessoas a serem vacinadas no Estado, conforme os grupos prioritários, é de 4.973.674 habitantes. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos.

Confira os grupos prioritários:

  • Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades - dos seis meses aos nove anos de idade)
  • Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Professores de todos os níveis
  • Povos indígenas
  • Populações Quilombolas
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade
  • Pessoas em situação de rua
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Profissionais das forças armadas
  • Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
  • Trabalhadores portuários
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Recomendações

As pessoas que apresentam sinais e sintomas de gripe, principalmente febre, devem esperar a melhora do quadro de saúde para receber a vacina da influenza, de acordo com a diretora do Cevs. Ela também recomenda que as pessoas aproveitem a ida à unidade de saúde para, também, receber a dose da vacina bivalente, contra a Covid-19, caso também esteja no grupo que têm orientação para receber o imunizante em 2024.

A SES recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais e reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.

Vacina contra gripe em Porto Alegre

Conforme Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, todas as unidades de saúde do município participarão da campanha nacional contra a influenza. A população deve buscar pelo imunizante na unidade de referência da região onde reside ou nas unidades de turno estendido, entre as 18h e 22h, onde qualquer cidadão da Capital pode ser atendido, independente da sua unidade de referência.

Para saber qual sua Unidade de Saúde de referência, clique aqui e coloque seu endereço, ou ligue para 156.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias