Notícias



Conscientização

VÍDEO: gari vestido de mosquito dá dicas de combate à dengue no Litoral Norte do RS

Antônio Henrique Conceição, de 22 anos, trabalha na coleta de lixo em Tramandaí e Imbé

20/03/2024 - 09h37min


Camila Freitas
Camila Freitas
Enviar E-mail

    

RBSTV / Reprodução

Atrás do caminhão de coleta de lixo e fantasiado de Aedes aegypti, o gari Antônio Henrique Conceição, de 22 anos, busca conscientizar os moradores de Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, sobre os perigos da dengue.



Em registro publicado nas redes sociais, o jovem dá dicas de combate a proliferação do inseto, "tem que cuidar com a água parada e, até mesmo, do lixo". Somente este ano, o estado registrou 21,6 mil casos da doença.

Foguetinho, como é conhecido na região, conta que a ideia de se vestir de mosquito da dengue foi motivada por notícias que ele assistiu na televisão.

— Tenho acompanhado as reportagens. Eu vi ouvi muito as pessoas falando. Vi que na televisão tinha várias notícias sobre dengue e sobre os cuidados que tem que ter. Aí, numa resenha com meu colega, que trabalha no caminhão comigo, ele disse pra eu me vestir de mosquito da dengue — explica.

A iniciativa contou com a ajuda da avó do jovem, responsável por fornecer a fantasia de inseto – com listras brancas e tromba pontiaguda. No registro em que ele aparece com a roupa de Aedes aegypti há descontração, mas a mensagem transmitida é clara.

— Quero deixar um alerta superimportante. Todos sabem que estamos em meio a uma crise do mosquito da dengue. Então, se tu puder tomar as devidas precauções que são cuidar com a água parada e cuidar, até mesmo, do lixo, procurar ensacar bem direitinho. E se tu não sabe muito sobre o assunto, procura pesquisar — destaca Foguetinho no vídeo.

A reação das pessoas foi divertida, recorda Antônio: 

— Quando eu tava como mosquito, o pessoal mexeu comigo, deu risada". 

Ele ainda comenta que os moradores são bastante receptivos às ideias.

— O pessoal cumprimenta sobre a ação. Eles me apoiam. Todo mundo gostou, as crianças. É emocionante e dá uma alegria, pois o trabalho é puxado — afirma.

A publicação na qual o jovem está vestido de mosquito já ultrapassou 16 mil reproduções. Ele tem usado as redes sociais não apenas para alertar a população sobre os cuidados com a dengue, mas para mostrar o dia a dia da profissão de gari.

—  Não é um trabalho fácil. Tem que se dedicar. É puxado. Então, eu tento motivar os outros e eu mesmo. As fantasias são pra descontrair. Aí o meu colega grava e eu levo pro mundo o coletor de lixo com os vídeos —  diz Antônio.

Dengue no RS

No Rio Grande do Sul, a doença deixou 24 vítimas apenas este ano. São mais de 21 mil casos confirmados. As cidades com maior número de registros, 3,4 mil, é Novo Hamburgo, na Região Metropolitana.

Na terça-feira (12), o governo do estado decretou situação de emergência por causa da dengue.

Sintomas e cuidados

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são:

  • Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos)
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Dor nas articulações
  • Mal-estar geral
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira

MAIS SOBRE

Últimas Notícias