Notícias



Outono diferente

Calor acima da média no RS deve continuar até a metade de abril

O frio deve começar a aparecer mais próximo do final do mês

04/04/2024 - 16h31min


GZH
GZH
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Apesar das frentes frias previstas para abril, temperatura do mês pode ficar mais alta do que o habitual.

O verão oficialmente acabou, mas o calor segue fazendo parte do dia a dia dos gaúchos. Segundo a Climatempo, a previsão para o mês é de temperatura acima da média, principalmente para a metade norte do Estado. No outono gaúcho, o frio costuma aparecer aos poucos. Neste ano, a temperatura deve começar a cair perto do final de abril.

— Seguimos sob a influência do El Niño, então esse primeiro mês de outono ainda vai ser muito transitório. A temperatura estará mais alta do que o normal no Brasil inteiro — afirma Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo. Ele conta que alguns municípios do extremo norte do Rio Grande do Sul podem registrar temperatura até 3°C acima do habitual para abril.

Já nas regiões das Missões, Fronteira Oeste, Serra, Metropolitana e Norte, a os termômetros devem registrar valores entre 1°C e 2°C acima do costume. Em Porto Alegre, a média  de temperatura máxima para abril é de 26.8°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, é um pouco mais baixa: 25.7°C. No Centro, Sul e Campanha, a temperatura deve ficar dentro da média esperada para o mês.

— Até que o El Niño termine e se estabeleça um La Niña durante o inverno, será comum ter eventos de chuva forte e contrastes entre calor ao norte do Rio Grande do Sul e ar mais frio no sul e oeste do Estado — explica o Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.

De acordo com a Climatempo, uma série de frentes frias devem passar pelo Estado em abril. Esses sistemas puxam massas de ar frio, causando a diminuição da temperatura. 

Borges defende que há uma tendência de queda significativa de temperatura a partir da segunda quinzena de abril. Schneider acrescenta, ainda, que o frio mais intenso e duradouro ficará para maio e junho.

Veja a projeção de temperatura para o resto da semana em algumas cidades, segundo o Inmet:

  • Porto Alegre: na sexta-feira (5), a mínima prevista é de 18°C e a máxima, 24°C. No sábado (6) e no domingo (7), os valores variam entre 15°C e 26°C.
  • Uruguaiana: na sexta-feira, a mínima prevista é de 14°C e a máxima, 30°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 14°C e 28°C.
  • Santa Maria: na sexta-feira, a mínima prevista é de 14°C e a máxima, 29°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 14°C e 27°C.
  • Caxias do Sul: na sexta-feira, a mínima prevista é de 9°C e a máxima, 24°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 9°C e 27°C.
  • Passo Fundo: na sexta-feira, a mínima prevista é de 11°C e a máxima, 24°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 11°C e 29°C.
  • Estrela: na sexta-feira, a mínima prevista é de 14°C e a máxima, 26°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 14°C e 28°C.
  • Rio Grande: na sexta-feira, a mínima prevista é de 14°C e a máxima, 26°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 14°C e 24°C.
  • Osório: na sexta-feira, a mínima prevista é de 17°C e a máxima, 26°C. No sábado e no domingo, os valores variam entre 17°C e 27°C.

*Produção: Yasmim Girardi


MAIS SOBRE

Últimas Notícias