Notícias



Litoral Norte

Nova ponte pênsil entre Torres e Passo de Torres deve ser entregue em até 30 dias 

 De acordo com o engenheiro responsável pela obra, estrutura deverá passar por um rigoroso processo de inspeção para ser liberada ao público

10/04/2024 - 14h55min


Ian Tâmbara
Ian Tâmbara
Enviar E-mail

Após terem atrasado, as obras de construção da nova ponte pênsil entre Torres, no Litoral Norte, e Passo de Torres, em Santa Catarina, estão na reta final. De acordo com o engenheiro Douglas Pelegrini, responsável pela obra, a estrutura deve ser entregue em até 30 dias. O serviço, que começou em outubro do ano passado, tinha como previsão de conclusão o último sábado (6).

— O prazo inicial que a gente tinha para entregar a obra era seis meses, mas tivemos que ficar parados quase três meses devido aos processos burocráticos que a gente enfrentou para aprovar o projeto com a Marinha, e com relação a alguns pedidos de vistas com o Ministério Público — explica Pelegrini.

No dia 1° de abril a prefeitura de Passo de Torres e a empresa responsável pela reforma publicaram termo aditivo com a prorrogação por mais oito meses, com novo vencimento previsto para o dia 31 de dezembro. 

O atraso na obra coincidiu com o início da safra da sardinha na região. A pesca é feita em períodos de maré cheia. Só que, desta vez, o nível alto do Mampituba, aliado com a obra inacabada, impede que alguns barcos passem pelo local, provocando prejuízos aos pescadores.

— Nós temos cerca de 30 embarcações aqui. Cada uma que não passa pela ponte e perde um dia de pesca, são R$ 20 a 50 mil de prejuízos. Sem contar uma meia dúzia que já vimos que bateram na estrutura e podem ter tido mais perdas — alerta o presidente da sociedade dos pescadores de Passo de Torres, Adilson Júlio.

Os relatos dos pescadores foram confirmados pela prefeitura e pela empresa responsável. Segundo Pelegrini, isso também tem atrasado a obra.

— Nós últimos 10 dias, a empresa tem trabalhado somente na reposição da estrutura devido aos acidentes com os barcos — afirma o engenheiro.

Ele garante, porém, que a ponte já está na altura prevista no projeto, mas que irão aumentar devido ao anseio da comunidade.

O contrato assinado ainda no ano passado previa um custo total de cerca de R$ 702 mil na reconstrução. A empreiteira não prevê aumentar esse valor, mesmo com a extensão do prazo. O único gasto a mais que será incluído diz respeito aos reparos devido aos incidentes com os barcos.

Além dos problemas na travessia envolvendo os barcos, o acesso à ponte, construído em concreto, sofreu uma fissura e passa por ajustes.

A empresa garante que, mesmo após a entrega da obra, a estrutura deverá passar por um rigoroso processo de inspeção para ser liberada ao público.

Queda durante o Carnaval

O rompimento da estrutura na madrugada de 20 de fevereiro de 2023 causou a queda de dezenas de pessoas. A maioria teve ferimentos leves. Mas o jovem Brian Grandi, 20 anos, de Caxias do Sul, se afogou e não sobreviveu. O corpo dele foi encontrado dois dias depois, na Praia Azul, em Santa Catarina.

Mais de um ano depois, ainda não houve nenhuma responsabilização pelo ocorrido. O incidente foi investigado em dois inquéritos separados e em paralelo: um na Polícia Civil de Torres e outro na delegacia de Santa Rosa do Sul, referente a Passo de Torres, em Santa Catarina.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias