Notícias



Respeito no trânsito

Pedal da Paz ocorre neste sábado em Porto Alegre; inscrições estão abertas

Evento busca promover conscientização sobre a vida; inscritos receberão brindes e concorrerão a bicicleta ao participar de passeio

18/04/2024 - 09h59min


GZH
GZH

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Pedal da Paz. Promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o evento acontece no próximo sábado (20).

A concentração está marcada para às 9h, na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, com largada prevista para às 10h30min. Na concentração, os participantes devem realizar o seu cadastramento e receber pulseiras exclusivas do evento.

Os inscritos no passeio concorrerão a premiações ao final do trajeto, entre eles uma bicicleta. Além disso, os primeiros 500 ciclistas inscritos receberão uma bag em cores vibrantes, que colaboram com a visibilidade do ciclista na rua, como brinde.

O ingresso para participar da programação é um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas para o Asilo Padre Cacique. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site: https://bit.ly/4aPlqb0. As inscrições seguem abertas até o dia do evento.

Conscientização

O passeio ciclístico busca promover a conscientização sobre a vida e o respeito no trânsito. O evento também é alusivo aos dias Internacional do Ciclista e Nacional da Paz no Trânsito, celebrados em 15 e 21 de abril, respectivamente.

— O Pedal da Paz é um evento tradicional que organizamos com o foco neste modal que é muito importante para a mobilidade urbana da cidade. Nosso objetivo é chamar atenção para a importância da boa convivência entre todos no trânsito — explica o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

Esta edição contará com a presença do grupo pedal da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs). Fundado em 2016 a partir da iniciativa de pessoas com deficiência visual, o grupo busca possibilitar que pessoas cegas ou com baixa visão consigam pedalar pelas ruas de Porto Alegre, com o apoio de pessoas guias (pedaleiros), que farão o trajeto em conjunto.

Participará ainda a associação civil Cataventus, que há 25 anos utiliza a contação de histórias como instrumento de inclusão social. 

Trajeto

O percurso de aproximadamente 10 quilômetros terá início na Praça Júlio Mesquita, seguindo pela Avenida Presidente João Goulart em direção à Usina do Gasômetro (sentido Centro-bairro). Em seguida, passará pelas avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique até chegar ao Pontal Shopping, retornando pelo mesmo caminho.

*Produção: Júlia Ozorio


MAIS SOBRE

Últimas Notícias