Entretenimento



Faça sem medo

Vasectomia não afeta desempenho sexual masculino

29/04/2015 - 20h01min

Atualizada em: 29/04/2015 - 20h01min


Félix Zucco / Agencia RBS

Amigos, muita calma nessa hora! Apesar de ser comum o medo que vocês estão sentindo, ele não é real! A vasectomia é a cirurgia que deixa o homem sem a possibilidade de ter mais filhos. É o mesmo que a laqueadura para as mulheres. Ela torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.

Leia outras colunas de Falando de Sexo


Esse é um dos grandes mitos que impede muitos homens de fazer a cirurgia.  Eles acham que vão ficar impotentes ou sem ejacular, mas estão completamente enganados. Os homens podem se relacionar normalmente após o procedimento.

Depois de realizada a vasectomia, é solicitado ao paciente que permaneça utilizando um método anticoncepcional tradicional, como era feito antes, por 60 dias. Isso porque alguns espermatozoides podem estar vivos lá dentro dos testículos.

Por causa da regulamentação do planejamento familiar, geralmente, os médicos indicam a vasectomia para homens acima de 25 anos  ou, pelo menos, com dois filhos vivos. É recomendado ainda nos casos onde a gravidez da parceira poderá gerar risco de vida. Seja qual for a decisão que o casal tomar, o importante é estar certo de que trata-se de um método de contracepção muito seguro.

Acompanhe todas as notícias do dia


Procedimento
É uma cirurgia realizada no consultório médico, com anestesia local.

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias