Entretenimento



Falando de sexo

Aprenda a identificar quando está no período fértil e saiba quais os riscos de engravidar nessa época

Se você toma pílula regularmente, de forma correta, não precisa se preocupar. Mas você deve sempre ter em mente que, para evitar doenças sexualmente transmissíveis, deve usar camisinha sempre

19/08/2015 - 19h41min

Atualizada em: 19/08/2015 - 19h41min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Stock.xchng / Divulgação

Andréa e Lucia, gosto um monte de ler a coluna de vocês! Preciso dizer que eu não sou muito experiente quando o assunto é sexo. Tento ver os vídeos de vocês para me atualizar e ir aprendendo com as dicas. Minha irmã mais nova e eu sempre conversamos sobre o que vocês escrevem e falam.

Uma dúvida que temos diz respeito ao período fértil. A gente não entende bem quando é. Usamos a pílula anticoncepcional, mas não sabemos quando estamos nesse tal período.Além disso, eu transo com o meu namorado sempre sem camisinha. No começo, a gente usava, mas, depois que assumimos o relacionamento, não usamos mais.

Bem, mas o que a gente quer saber é se eu corro risco de engravidar dessa forma. Muito obrigada, gurias, por nos ajudar!

Querida leitora, ficamos muito felizes por saber que o objetivo de nossa coluna e dos nossos vídeos, que é orientar e ajudar as pessoas a ter maior qualidade de vida, está sendo atingido!

Em primeiro lugar, é importantíssimo que você consulte um ginecologista. Ele vai orientá-la sobre o teu ciclo, pois é bom salientar que o período fértil é algo muito particular de cada mulher.

Falando de uma forma geral, o período fértil ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação. O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas.

Já os espermatozoides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso, os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.

Alguns sinais fisiológicos podem aparecer e indicar que você está ovulando, como a dor pélvica que  algumas mulheres sentem. Outra característica que  pode ser observada é a mudança do aspecto do muco cervical, isto é, da secreção que sai na vagina. Ele fica mais espesso e viscoso.

Se você toma pílula regularmente, de forma correta, não precisa se preocupar. Agora, algo bem importante e que você deve sempre ter em mente é que, para evitar doenças sexualmente transmissíveis, deve usar camisinha sempre, seja ela a masculina ou a versão feminina.

Leia mais colunas de Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva um e-mail para falandodesexo@diariogaucho.com.br


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias