Entretenimento



Solidários

Cinco personalidades que usam sua fama em prol de um mundo melhor

Eles dedicam seus tempos e dinheiro, além de emprestarem suas imagens, para ajudar boas causas

21/08/2015 - 19h52min

Atualizada em: 21/08/2015 - 19h52min


Reprodução e TV Globo / Divulgação

Deixar a rotina pesada de lado, pensar no próximo e dedicar seu tempo e seu dinheiro em prol de uma causa. Não é fácil, mas quem pratica a solidariedade garante que é muito gratificante.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

No caso dos famosos, a ação ganha ainda mais força, já que eles podem usar suas imagens e sua credibilidade - além dos seus recursos financeiros, é claro - para potencializar o auxílio.

Eles aparecem em comerciais, incentivam seus fãs a fazerem doações e criam suas próprias instituições para melhorar a vida de quem precisa. Retratos da Fama mostra alguns exemplos de quem leva ao pé da letra o conceito de generosidade. Inspire-se!

Pela preservação do planeta


Foto: Reprodução / Instagram

Gisele Bündchen dedica parte de sua vida ao planeta. Adepta de boas práticas ambientais - a casa em que mora com o marido, Tom Brady, e os filhos, Benjamin e Vivian, na Califórnia, nos Estados Unidos, é sustentável -, a modelo luta para preservar a natureza.

Entre os projetos que apoia, a proteção das nascentes e matas da região do rio Xingu, no Mato Grosso, a divulgação dos temais anuais do Dia do Meio Ambiente, e o Projeto Água Limpa, idealizado por ela e por sua família.

Em suas redes sociais, mensagens de incentivo para a preservação do meio ambiente são frequentes. Graças a este engajamento, em 2009, a top mais famosa do mundo foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pelo Programa da Organização das Nações Unidas (Onu) para o Meio Ambiente.

Em defesa dos pequenos


Foto: TV Globo / Divulgação

A causa de Renato Aragão é o bem estar infantil. O ator e humorista luta por educação e pela garantia de todos os direitos dos pequenos. Desde setembro de 1991, ele é embaixador do Unicef (sigla em inglês que significa Fundo das Nações Unidas Para a Infância), instituição que trabalha em prol de crianças e adolescentes no país. Durante todos esses anos, ele participa ativamente de campanhas e ações, no Brasil e no Exterior, que buscam garantir que eles cresçam e se desenvolvam.

Mas é impossível falar de Renato Aragão e não lembrar do Criança Esperança. A campanha da TV Globo em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas Pela Educação, também em inglês) começou em 1986, em um programa especial dos Trapalhões e, até hoje, apoia projetos sociais no Brasil inteiro, beneficiando milhões de crianças e adolescentes.

Menos pobreza, mais amor


Reprodução

Julia Lemmertz é um dos rostos que divulgam a ActionAid, movimento global que trabalha para promover os direitos humanos e superar a pobreza. No Brasil, a instituição atua em áreas como segurança alimentar, direitos das mulheres e educação. Uma das maneiras de ajudar é apadrinhando uma criança: o interessado paga uma quantia por mês e recebe notícias do pequeno que está sendo beneficiado. Foi como doadora que a atriz teve o primeiro contato com a ActionAid:

- Depois de um tempo, o pessoal entrou em contato comigo e a gente fez uma parceria um pouco mais profunda. Não só uma doação, mas uma forma de, com a minha imagem, divulgar o trabalho.

A atriz está em comerciais de tevê e em ações da instituição pela internet desde 2010, quando se tornou embaixadora.

- Faz parte de uma crença minha: se a gente se envolver com coisas que a gente acredita, confia e que estejam beneficiando o maior número de pessoas, isso faz com que você dê vazão ao seu desejo de ajudar - explicou a gaúcha.

Paixão animal


Reprodução / Instagram

Sheron Menezzes, a Paula de Babilônia, é "mãe" de quatro cachorros e de um gatinho. A linda vive exibindo fotos da família nas redes sociais. Os nomes dos cães são: Batata Frida, Fidel (os dois vira-latas), Cara de Fuinha (buldogue francês) e Billy (west highland white terrier). O gato, que não tem uma das pernas, se chama Tripé.

Apesar de ter também bichinhos de raça, a atriz adotou todos eles. E já teve, inclusive, que explicar isso para seguidores, que questionaram o fato de a atriz ter um cachorro que pode custar até R$ 2 mil e defender a adoção.

E essa é a causa pela qual Sheron luta: além das postagens nas redes sociais, nas quais ela sempre usa a hasgtag #nãocompreadote, ela apoia diversas ações pelos direitos dos animais.

Futuro em boas mãos

Reprodução / Facebook
 
Não é incomum que jogadores de futebol queiram ajudar suas comunidades quando começam a ganhar dinheiro com o esporte. Um dos pioneiros nesta prática foi Cafu, o eterno capitão do Penta da Seleção Brasileira.

Há 10 anos, Cafu começou o projeto Alimentando Sonhos, no Jardim Irene, em São Paulo, bairro onde o jogador passou sua infância. De lá pra cá, o trabalho ganhou o nome de Fundação Cafu e virou uma entidade que visa combater a desigualdade social por meio da educação e de  perspectivas para o futuro. Hoje, são atendidas 750 crianças, além de 300 pessoas acima dos 16 anos que participam de cursos.

- Não existe preço nesse mundo que possa pagar o sorriso no rosto de uma criança - diz o jogador, orgulhoso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias