Entretenimento



Tome cuidado

Como evitar que as fofocas prejudiquem seu trabalho

É preciso ter maturidade para separar os assuntos

11/09/2015 - 07h02min

Atualizada em: 11/09/2015 - 07h02min


reprodução / reprodução

No ambiente de trabalho, a comunicação e o entrosamento com os colegas é muito importante. Mas uma informação passada em uma conversa de corredor pode tomar uma proporção inesperada, virar fofoca e acabar prejudicando alguém.

Por isso, é melhor tomar todo o cuidado!

- Ouvir um boato e levar para o lado pessoal ou passar a conversa adiante é o que causa as fofocas - explica a professora do MBA em Gestão de Pessoas da Unisinos Roberta Barossi.

Leia mais matérias do caderno Lady

Motivo para demissão
Procure mostrar maturidade. Se ouvir, sem querer, um assunto que não lhe diz respeito, não passe adiante. Se um colega comentar algo que você acha inadequado, não o incentive a continuar.

- Com calma e educação, explique que prefere não falar sobre o assunto e que o colega deveria fazer o mesmo. Dê um toque, mas sem exageros. Se a pessoa for madura, vai entender - afirma a especialista.

Pior do que se envolver no tititi é ser o causador das fofocas. Por outro lado, dar a você uma informação pode ser um jeito de o seu chefe testar a sua confiança. Por isso, fique bem ligada:

- Se você ficar sabendo de algo que outras pessoas não sabem, guarde para si. É a melhor saída. Até porque, problemas comportamentais podem ser motivo para demissão.

Fica a dica
/// Cortar o assunto com o colega logo de cara pode não ser bom. Ouça, mas questione: falar sobre isso vai trazer algum benefício?

/// Explique que o seu objetivo é trabalhar e que todos devem evitar comportamentos prejudiciais.

/// Faça o assunto terminar em você. Nada de passar adiante o que recebeu de informação!

/// Se você deixar claro que não ganha nada com as fofocas, seus colegas, com o tempo, deixarão de incluir você no leva e traz.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias