Entretenimento



Saúde

Saiba qual o momento certo de levar seu filho pela primeira vez ao oftalmologista

Dor de cabaça e falta de atenção na escola podem ser sintomas de que seu filho precisa ir ao médico

21/12/2015 - 08h09min

Atualizada em: 21/12/2015 - 08h09min


Karina Chaves
Karina Chaves
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS

Dor de cabeça e falta de atenção na escola podem ser sintomas de que seu filho precisa ir ao oftalmologista. Não espere muito para levá-lo a um especialista, afinal, os cuidados com os olhos são fundamentais para o desenvolvimento da criança. O primeiro exame de vista nos pequenos é realizado assim que eles nascem e é chamado teste do olhinho.

De acordo com o oftalmologista do Hospital São Lucas da Puc José Lambert, a primeira consulta deve acontecer no momento em que houver alguma queixa.

- Na criança, o exame oftalmológico é ainda mais importante do que no adulto, uma vez que o sistema visual dela está em formação. Se o olho for privado dos estímulos visuais, pode acontecer de a visão não se formar - alerta
o médico.

Atenção aos sinais
Em casa, os pais podem observar se há algum problema com a criança fazendo testes simples, como oferecer um brinquedo do qual ela goste tampando um olho, primeiro, e o outro, em seguida. Observe se ela terá a mesma desenvoltura e coordenação com o objeto quando um dos olhos estiver vendado. Os problemas oculares, se não tratados na hora certa, podem causar prejuízos que atrapalham o aprendizado e o convívio social.

Veja algumas alterações oculares frequentes:
/// Estrabismo:
desvio dos olhos da direção correta
/// Erros de refração: alterações visuais que podem ser corrigidas com óculos: hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto), miopia (dificuldade de enxergar de longe) e astigmatismo (perda de foco, vista embaçada).
/// Ambliopia: imprecisão da vista, quando o olho não atinge a sua capacidade de visão.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias