Entretenimento



Falando de Sexo

Xi! Não consegue engravidar e está acima do peso?

Distúrbios causam alterações nos hormônios sexuais masculinos e femininos, indispensáveis para que a gestação aconteça.

06/01/2016 - 20h02min

Atualizada em: 06/01/2016 - 20h02min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Eduardo Lima / Agencia RBS

Olá, meninas! Sou casada há seis anos e, há um, estamos tentando engravidar, mas não conseguimos. Uma amiga, da área da Enfermagem me disse que é porque eu e  o meu marido somos obesos. É verdade isso? Como a obesidade pode interferir na infertilidade masculina?      

Pois é, cara amiga, isso pode acontecer, sim. O aumento da gordura corporal interfere significativamente no equilíbrio hormonal, dificultando as chances de você engravidar.

Os distúrbios de peso causam alterações nos hormônios sexuais masculinos e femininos, indispensáveis para que a gestação aconteça. Além desse prejuízo, o excesso de peso causa alterações psicológicas como a queda da autoestima e do desejo sexual.

Questão de saúde

Para a fecundidade masculina, há necessidade de que o número de espermatozoides a cada ejaculação atinja valores ideais. A testosterona também estimula a espermatogênese (quando os espermatozoides são formados), além de manter intactas libido e ereção.

A obesidade mórbida é prejudicial para a fertilidade masculina, pois a quantidade de espermatozoides pode estar em níveis baixos. Isso leva o obeso a ser considerado como relativamente infértil.

Conforme a idade aumenta, o efeito do IMC (índice de massa corporal) na concentração e na quantidade permanece o mesmo. No entanto, a mobilidade dos espermatozoides entre os obesos diminui bastante.

O problema pode ser reversível quando houver a redução do peso. O casal que pretende ter filhos precisa controlar a boa forma e ter hábitos saudáveis.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias