Entretenimento



Lady

Cinco passos até o altar: veja como organizar o seu casamento e economizar nos gastos com a festa

São tantos detalhes que é preciso ter tempo e paciência para não cair em armadilhas capazes de transformar o sonho em pesadelo financeiro e emocional 

15/04/2016 - 18h26min

Atualizada em: 15/04/2016 - 18h26min


Cristiane Bazilio
Cristiane Bazilio
Enviar E-mail

Se tem uma tradição que não morre, passe o tempo que passar, é o casamento. Do clássico ao moderninho, luxuoso ou intimista, ainda é o sonho de muitas mulheres.

Pedido feito, é hora de começar a planejar a cerimônia que você sempre imaginou. Mas por onde começar? São tantos detalhes que é preciso ter tempo e paciência para não cair em armadilhas capazes de transformar o sonho em pesadelo financeiro e emocional.

Por isso, o Lady te ajuda listando cinco passos fundamentais para nortear a organização da sua festa que vai celebrar o tão sonhado "felizes para sempre".

1) Número de convidados

Antes de qualquer coisa, uma festa de casamento precisa ser planejada com antecedência. Organizadora da Mostra Noivas, que acontece até este domingo, no BarraShopping (ingressos a R$ 20), Caren Moares orienta:

– Para evitar correria, não restringir opções e ainda negociar valores mais acessíveis, o ideal é que se comece a pensar com, no mínimo, entre um e dois anos antes da data marcada. A largada é dada com a definição da lista de convidados. É isso que vai dar uma ideia do custo do evento. Para um casamento ser enxuto, tem que ser mais intimista, com poucos convidados. O indicado é até 60 pessoas. Além disso, fica difícil gastar pouco – avisa.

2) Escolha do local

Quem quer se casar na igreja precisa se antecipar. As mais disputadas chegam a ter agenda preenchida até dois anos antes. Quanto ao local da festa, a dica é optar por aqueles que possibilitem a contratação de um bufê de fora, mais econômico.

Alguns clubes vinculam a contração do salão ao uso obrigatório do bufê.

– A igreja tem custos de locação, decoração e som separadamente. Uma sugestão para economizar é contratar um celebrante para realizar a cerimônia no mesmo local da festa. Sai mais em conta – alerta Caren.

3) Produção dos noivos

A palavra de ordem é pesquisar. Nem sempre aluguel sai mais barato do que comprar, tanto o vestido da noiva quanto o traje do noivo. Para eles, aliás, vale investir em um terno que, certamente, será utilizado em outras ocasiões, ao contrário do fraque.

Para os serviços de cabelo e maquiagem, é imprescindível fazer um teste antes do grande dia para evitar surpresas negativas.

4) Serviços e fornecedores

Certifique-se a respeito da qualidade e dos preços de todos os serviços que contratar. Ouça recomendações de quem já contratou o profissional e não tenha vergonha de pechinchar.

Diga a ele quanto você tem disponível para investir e, a partir disso, negocie.

– Lembre-se de que amigos e parentes têm que ir para se divertir. Não atribua a eles funções como fotografar, filmar ou organizar – ressalta a especialista.

5) Decoração personalizada

Nada melhor para uma cerimônia intimista do que agregar valor emocional. Que tal usar aquele móvel da avó ou da mãe para decorar a sua festa? É tendência! Mesas antigas, vasos e arranjos rústicos ficam um charme e viram uma bela homenagem para elas. Em brechós, você também pode achar peças estilosas.

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias