Entretenimento



Lady

5 segredos antes de investir em uma hidração para seus cabelos

Atitudes simples, como ficar de olho no rótulo, podem ajudar na hora de cuidar das madeixas

13/05/2016 - 08h03min

Atualizada em: 13/05/2016 - 08h03min


Cabelo cuidado dá aquela levantada no visual! Mas, em tempos de orçamento apertado, nem sempre dá para bancar os tratamentos no salão de beleza.

Ainda assim, você não precisa abrir mão dos cuidados com as madeixas. Uma das adeptas dos rituais em casa é a atriz Yasmin Brunet, dona de um cabelão de dar inveja.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

– Lavo o cabelo três vezes por semana mais ou menos. Faço hidratação só em casa, sempre com óleos diversos – disse ela ao site Ego.

O Lady consultou a professora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul Claudete Carvalho para você saber tudo o que é preciso para manter o cabelo hidratado sem gastar muito. Confira cinco segredinhos!

1) FREQUÊNCIA
Não é porque você vai hidratar em casa que precisa usar vários produtos todos os dias. A professora Claudete ensina:

– A frequência ideal da hidratação varia de cabelo para cabelo, e você deve observar o seu para saber o que ele precisa. Em média, hidratar uma vez por semana ou a cada cinco lavagens já é suficiente.

2) OLHO NO RÓTULO
Em farmácias, lojas especializadas em cosméticos e até supermercados, você pode encontrar bons produtos para hidratar os cabelos com preços, é claro, que caibam no seu bolso. Basta procurar pelos princípios ativos certos no rótulo.

– Dê preferência para máscaras e ampolas que contenham óleos de argan, macadâmia ou jojoba, por exemplo. Eles promovem a nutrição capilar e ajudam a diminuir o aspecto arrepiado dos cabelos – diz Claudete.

Para quem tem mechas ou tintura, a dica é usar aqueles produtinhos que possuem ceramidas.

Quando o cabelo está seco, a cutícula (parte externa) se desprende do fio e causa o visual opaco, quebrado. As ceramidas funcionam como uma espécie de cola, que faz a cutícula voltar a aderir ao fio e devolve o brilho.

3) COMO FAZER
Os produtos à disposição no mercado são testados para oferecerem o máximo de seus princípios ativos. Por isso, respeite as instruções dos fabricantes sobre como usar: antes ou depois da lavagem, com cabelos secos ou molhados, entre outras.

Fazer de qualquer jeito pode causar o efeito contrário!

– É importante lembrar que não é necessário ficar horas com o produto no cabelo. Mais uma vez, consulte o rótulo. Cinco a 15 minutos já são suficientes para a maioria das ampolas e máscaras.

4) ERROS COMUNS

Com o frio do outono, alguns erros comuns podem deixar seus fios oleosos, secos ou sem brilho. Um deles é exagerar na temperatura do banho.

– Evite água muito quente no couro cabeludo, o que pode causar escamação e aumento da oleosidade – destaca Claudete.

Mas deixar de lavá-lo também não é legal:

– Mais uma vez, cada cabelo tem a sua frequência, ainda mais no inverno. O ideal, porém, é não passar mais de três dias sem fazer a higiene correta dos fios.

5) RECEITINHA CASEIRA? CUIDADO!
Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar uma série de receitas caseiras que prometem vida nova ao cabelo. Mas a professora da Fadergs alerta:

– Para os fios absorverem qualquer nutriente, é importante que as partículas sejam pequenas. Quando se coloca uma fruta, por exemplo, diretamente sobre o cabelo, os nutrientes que ela oferecem não vão chegar onde eles são necessários.

Por isso, apesar da fama das receitas caseiras, é melhor ingerir os alimentos que favorecem a hidratação do que aplicá-los diretamente nas madeixas.

– Vitamina C, óleos e selênio (mineral com poder antioxidante) são alguns dos componentes que ajudam na saúde dos fios. Eles estão presentes em alimentos como abacate, iogurte, castanhas, laranja e damasco – finaliza Claudete.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias