Entretenimento



Falando de Sexo

Entenda como funciona o DIU que contém hormônio

Este tipo de dispositivo intrauterino tem o formato de um “T” e vem com um reservatório que contém o hormônio que imita a progesterona

15/09/2016 - 19h53min

Atualizada em: 15/09/2016 - 19h54min


Gosto demais da coluna e vejo que vocês ajudam muitas pessoas. Eu sou casada, tenho dois filhos, 32 anos, e o meu marido, 35. Tomo pílula anticoncepcional, mas, às vezes, esqueço. Tenho muito medo de engravidar, então, uma amiga me disse que existe um DIU com hormônio, e que a mulher que usa não fica menstruada. Eu odeio ficar menstruada! Vocês podem me dizer se é assim mesmo que funciona? Obrigada.

A pílula é um método muito seguro, mas tem que ser tomada corretamente. Existe um DIU (dispositivo intrauterino) que é o novo anticoncepcional hormonal colocado dentro do útero.

Tem o formato de um “T”, é de plástico ou de metal e vem com um reservatório que contém o hormônio que imita a progesterona. Aliás, é assim para que os efeitos colaterais sejam minimizados e para que o funcionamento do organismo da mulher não seja prejudicado, evitando algo que a maioria das mulheres teme: o ganho de peso.

Este DIU deve ser colocado no útero por um ginecologista até sete dias após o início da menstruação. Depois de implantado, vai liberando pequenas doses de hormônios na parede do útero.

Cuidados

O sangramento menstrual não vai cessar necessariamente, mas vai tornar-se mais curto e menos intenso. O método faz com que as mulheres não ovulem, ou que produzam óvulos de baixa qualidade, e a gravidez não ocorre.

É um contraceptivo caro e, como sempre falamos aqui, assim como outros medicamentos, só deve ser usado com a devida orientação médica e idade, desde que a mulher já tenha menstruado. Mas não deve ser a primeira opção para quem nunca teve filhos.

Escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br

Leia outras colunas aqui


MAIS SOBRE

Últimas Notícias