Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba como funciona a vacina contra o HPV para meninos também

O Brasil será o primeiro país da América Latina - e o sétimo do mundo - a oferecer a medicação para garotos em programas nacionais de imunizações. 

23/03/2017 - 20h00min

Atualizada em: 23/03/2017 - 20h00min


Sou casada e tenho três filhos: duas meninas e um menino. O rapazinho é o mais novo. Eu fiz a vacina contra o HPV com as gurias e, agora, me disseram que os meninos também precisam tomar a medicação. Vocês sabem me dizer algo a respeito disto?

Sim, os meninos de 12 a 13 anos poderão se vacinar contra o vírus do HPV na rede pública. A faixa etária será ampliada aos poucos, até 2020, quando serão incluídos garotos de nove até 13 anos. O Brasil será o primeiro país da América Latina - e o sétimo do mundo - a oferecer a vacina para meninos em programas nacionais de imunizações. A vacina contra o HPV para o público masculino será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas.

Em cadeia

Já para os que convivem com o HIV, são três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente. Nestes casos, é necessário apresentar prescrição médica. Esta estratégia de vacinação tem como objetivo proteger contra o câncer de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Além disso, como os homens são responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao serem imunizados, estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e de vulva nas mulheres.O objetivo é evitar a infecção pelos quatro tipos mais comuns de HPV. Verrugas na pele nos lábios, na boca, nas cordas vocais, no ânus, nos genitais e na uretra são uns dos sinais.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias