Entretenimento



Bem-resolvidas

Autoestima em dia: famosas que se amam e não têm vergonha de admitir

Nas redes sociais ou em entrevistas, as seis artistas fazem questão de exaltar seu amor-próprio

25/08/2022 - 08h44min

Atualizada em: 25/08/2022 - 08h44min


Callanga/Amarelo Urca / Divulgação

Nunca se falou tanto em autoestima. Ainda assim, há quem tenha receio de afirmar com  propriedade que se ama por medo de parecer esnobe ou arrogante. Mas, principalmente entre as mulheres, o amor-próprio pode ser combustível para uma melhora exponencial na maneira de encarar a vida e as relações. 

Pensando nisso, reunimos mulheres famosas (e incríveis!) que já deixaram bem claro qual é o relacionamento mais importante da vida delas: consigo mesmas. Confira: 

Vera Fischer : "Me acho um mulherão"

Callanga/Amarelo Urca / Divulgação
"Gosto do meu rosto, do meu corpo, eu uso isso a favor do meu trabalho", afirma Vera Fischer

Ao estrelar a capa de Donna em maio deste ano, a atriz contou como lida com a pressão de se manter jovem e bonita, ainda mais no meio artístico.

— Acho que existe um padrão de beleza imposto que é velho e cafona! Ultrapassado. Ele está perdendo força, mas ainda existe. Nós precisamos seguir em frente, fazer tudo o que desejarmos  — afirmou.

Na conversa, também falou sobre o passar dos anos e garantiu: se acha "um mulherão".

 — Envelhecer não pode ser um problema. Eu sigo trabalhando, buscando novidades e tenho muita coisa para fazer ainda. Não dá para parar ou ficar parada, pensando no tempo passando. Tenho muitos espelhos e uma ótima relação com eles. Eu me acho um mulherão e parece que não sou só eu que acho, né? (risos).

Por fim, a artista, que já fez uso de silicone e lipoaspiração, explicou sua relação com procedimentos estéticos.

— Sempre fiz tudo que quis e não julgo quem faz o que quer. Não busco a perfeição, sou uma atriz, quero minhas expressões preservadas, gosto assim. Gosto do meu rosto, do meu corpo, eu uso isso a favor do meu trabalho. Fiz plástica nos seios e lipoaspiração porque tive vontade, achei que me sentiria melhor e assim aconteceu. As mulheres podem e devem fazer o que quiserem. Liberdade!

Susana Vieira: "Ninguém é mais poderoso do que Deus e eu"

Vinícius Mochizuki / Divulgação
"O que é uma pessoa ruim, ou duas, para 130 milhões de brasileiros que me amam?", questionou Susana Vieira em entrevista de 2009

A autoestima de Susana Viera já fez sucesso em vários momentos - e inclusive virou meme nas redes sociais, como em uma entrevista de 2009, em que ela deixa claro que alguns haters não serão o suficiente para abalá-la.

— O que é uma pessoa ruim, ou duas, para 130 milhões de brasileiros que me amam — questionou, antes de acrescentar outra frase que se tornaria célebre. — Então, meu amor, ninguém é mais poderoso do que Deus e eu.

Adriane Galisteu: "Eu me olho no espelho e me amo"

@galisteuoficial Instagram / Reprodução
"Se olhar no espelho todos os dias e gostar do que vê é a sensação mais deliciosa que existe", disse Adriane Galisteu

Após ser chamada de "nariguda" por Mara Maravilha no ano passado, a apresentadora aproveitou a situação para falar sobre autoestima em suas redes sociais. "Dri, só pra dizer que sempre amei seu nariz. Você é linda e seu nariz já me inspirou demais. Hoje eu aprendi a me amar", dizia a mensagem de uma fã.

— Como pode, né? Um nariz incomodar tanta gente... Mas, pensando bem, não é o nariz que incomoda. É a minha postura de não estar nem aí para esses apontamentos todos para cima de mim. Eu me olho no espelho e me amo. É isso que incomoda — afirmou Galisteu.

Em seguida, a apresentadora compartilhou um texto no Instagram discorrendo mais detalhadamente sobre sua relação com a própria aparência.

"No tempo em que vivemos, onde a internet tem um peso muito maior em nossas vidas, precisamos estar de bem com a gente mesmo para passar por coisas e pessoas desnecessárias, lidar com comentários sobre nós o tempo inteiro. Se amar do jeito que você é, com seus defeitos e qualidades, é o primeiro passo", começou ela. 

"Deus te fez assim desse jeitinho, sem tirar nem por. Se olhar no espelho todos os dias e gostar do que vê é a sensação mais deliciosa que existe. Se você nunca teve essa sensação, experimente! Conviva com essa pessoa maravilhosa que você é da melhor forma que puder. Quando você se aceita, você se liberta de uma forma indescritível. Não deixar que pessoas inseguras te coloquem pra baixo é um ato de amor consigo mesmo. Se respeite acima de tudo! Não aceite menos que você merece! Se ame antes de qualquer coisa… Eu sei que às vezes não é fácil, mas faça disso sua lição de casa, seu mantra e acredite: funciona! Olha eu e meu nariz sendo feliz", concluiu.

Claudia Raia: "Amo minha idade, meu corpo e toda minha história"

Tato Belline / Divulgação
"Me acolhi, me aceitei e me permiti a ser quem eu sempre fui", relatou Claudia Raia

A atriz é quase um sinônimo de autoestima, já que fala sobre o assunto frequentemente nas redes sociais e em entrevistas. Em 2020, ao compartilhar uma foto no Instagram em que aparece nua, deitada em um sofá, de costas, ela deu uma lição de amor próprio aos seguidores:

 "Amo minha idade, meu corpo e toda minha história. Me acolhi, me aceitei e me permiti a ser quem eu sempre fui... e a minha idade... idade? Apenas um detalhe nisso! Livre, desprendida e com muita energia! A vida me ensina todo dia algo lindo: seja você mesma, Claudia! Quero convidar vocês para viver a melhor história de amor... você com você mesma. Vamos juntas?", escreveu na legenda.

 

Silvia Pfeifer: "Estou tendo a sorte de envelhecer muito bem"

@silviapfeiferoficial Instagram / Reprodução
"Eu sempre procuro fazer vídeos com pouca ou nenhuma maquiagem para mostrar como sou de verdade", contou Silvia Pfeifer

Em junho, a modelo e atriz disse estar encarando o envelhecimento com naturalidade. Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Silvia Pfeifer refletiu sobre a diferença do passar dos anos para homens e mulheres. 

 — Para as mulheres, o envelhecimento sempre foi uma questão mais complicada do que para os homens. A cobrança é muito maior. Mas acho que depende de nós nos colocarmos contra isso e naturalizar a questão. Eu sempre procuro fazer vídeos com pouca ou nenhuma maquiagem para mostrar como sou de verdade. Muitas mulheres estão fazendo isso também. Modéstia à parte, estou tendo a sorte de envelhecer muito bem — disse ela. 

 Silvia também destacou seus cuidados com a saúde desde cedo e a boa genética. 

 — Acho que é uma comunhão de fatores. Sempre me preocupei muito com a minha alimentação e fiz exercícios, mas a genética com certeza me ajudou. Com 17 anos, eu introduzi o arroz integral na casa dos meus pais. Sempre comi legumes, carnes magras e grãos, além de beber muita água. Como fazer dieta para mim é uma coisa muito difícil, eu prefiro tirar um pouquinho de calorias todos os dias do que fazer algo radical. Também nunca fui de trocar o dia pela noite — listou ela, que no ano passado se separou do empresário Nélson Chamma Júnior, após 38 anos de casamento. 

Preta Gil: "Busque se amar e enxergar a beleza em todos os tipos de corpos"

@pretagil Instagram / Reprodução
"Passei a me amar, amo meu corpo do jeito que ele é", afirmou Preta Gil

 A cantora costuma criticar os efeitos nocivos da pressão estética nas redes sociais e, assim, se tornou um símbolo de empoderamento e representatividade para outras mulheres. No ano passado, em uma publicação no Instagram, refletiu sobre seu processo de aceitação. 

"Quem me vê hoje pode achar que sempre tive essa relação mais liberta com meu corpo, mas nem sempre foi assim. O processo de autoamor para mim e minha geração não foi fácil, sou de uma época em que não tinha outra alternativa a não ser o padrão. O único corpo possível era magro e sarado. Tentei me enquadrar nesses padrões, mas adoeci meu corpo e minha alma. Foi uma longa jornada até aqui", começou ela.

Em seguida, aconselhou os jovens a não perderem tempo "tentando se enquadrar em um padrão que só vai te adoecer".

"Passei a me amar, amo meu corpo do jeito que ele é. Sei que a maturidade me ajudou, por isso eu digo e repito para você que é jovem: não perca seu tempo tentando se enquadrar em um padrão que só vai te adoecer. Busque se amar, se respeitar e enxergar a beleza em todos os tipos de corpos, inclusive o seu próprio", concluiu.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias