Entretenimento



Beata fogosa

Atriz Julia Mendes fala sobre o desafio de viver Anita em "Mar do Sertão": "Ela é meu oposto"

Atriz conta como foi a preparação para uma personagem tão desafiadora

09/02/2023 - 14h32min

Atualizada em: 09/02/2023 - 14h38min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Estevam Avellar / TV Globo/Divulgação
Anita vive um dilema entre o sagrado e o profano

Bela, recatada e do altar, Anita vem mostrando outras facetas de sua personalidade em Mar do Sertão. Para a atriz Julia Mendes, a personagem é um prato cheio, já que transita entre o sagrado e o profano, o recato e a luxúria. Julia define Anita como uma "fofoqueira por tabela", já que acaba sendo uma das responsáveis por levar informações ao povo de Canta Pedra: 

 — Na verdade, a grande fofoqueira é a Cira (Suzy Lopes). Ela é a melhor amiga e acaba sendo uma fofoqueira de tabela. E, por ela trabalhar numa igreja, vê muitos fiéis se confessarem, e ela acaba ouvindo, sem querer querendo.

Julia conta que é um desafio constante interpretar uma mulher com uma personalidade tão diferente da sua. 

— Foi desafiador para uma atriz como eu, que sou extremamente comunicativa. Não tenho esse recato na vida, sou uma mulher expansiva. Ela é meu oposto — conta ela, que se preparou para esse trabalho adentrando no universo religioso e prestando atenção nos detalhes:

— Fui a muitas missas, que é o ambiente de trabalho da Anita. Eu acho que a energia de uma igreja é muito forte e potente. Fiquei muito tempo olhando a igreja, o eco que ela emite, todas essas referências externas ajudam muito a compor a personagem, a respiração, o tempo. É um trabalho que não acaba nunca, até o último capítulo da novela a Anita está sendo construída.

Paixão e culpa

TV Globo / Reprodução
Esse fogo está longe de se apagar!

Nem só de orações tem sido a vida de Anita. Depois de muito hesitar, a sacristã cedeu à tentação e teve momentos quentes com Joel Leiteiro (Matteus Cardoso). Em seguida, bateu o arrependimento e a culpa por ter sucumbido ao fogo da paixão. Enquanto diz "não", querendo dizer "sim", a personagem diverte o público e faz com que a atriz deite e role nessa confusão de sentimentos.

— Essa relação que ela tem também de não aceitar esse fogo intenso, ardente, pra mim, como atriz brincar com isso é muito interessante. Ela começa a sentir desejo por esse homem, daqui a pouco é reprimida por conta da culpa. Ela tem esses dois vetores ao mesmo tempo juntos dentro dela, então está sendo realmente um presente, uma personagem muito rica internamente.

Na reta final da novela — a trama chega ao fim em março — será que os fãs de Anita e Joel terão motivos para comemorar?

— Não posso dar muito spoiler, mas certamente, não foi só fogo de palha. Aguardem as cenas dos próximos capítulos, porque esse fogo aí é só uma chaminha, tem muita coisa pra rolar até o final da novela.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias