Entretenimento



Alerta de fofura

"The Voice Kids" estreia nova temporada com mudanças na dinâmica e, pela primeira vez, trio de jurados negros

Mumuzinho, Iza e Carlinhos Brown serão os técnicos da atração, apresentada por Fátima Bernardes

09/04/2023 - 11h50min

Atualizada em: 09/04/2023 - 11h50min


Camila Bengo
Enviar E-mail
Manoella Mello / Globo/Divulgação
Mumuzinho, Iza e Carlinhos Brown serão os técnicos do "The Voice Kids", apresentado por Fátima Bernardes

É bom que o "fofurômetro" esteja bem calibrado, pois são altas as chances de ele explodir a partir deste domingo (9). Além da celebração da Páscoa, a data será marcada pelo retorno do The Voice Kids à grade de programação da Globo. A oitava temporada do programa vai ao ar às 14h15min. 

Será o primeiro The Voice Kids de Fátima Bernardes, que estreou no comando da franquia de realities musicais no ano passado, com a versão para competidores adultos. A apresentadora conta que se surpreendeu e se emocionou com o talento dos cantores mirins, sobretudo por perceber o grande número de crianças talentosas que existem no Brasil. 

Para Fátima, a principal diferença entre os formatos The Voice está na experiência emocional dos participantes. É muito mais fácil ouvir um "não" para um adulto, por exemplo, mas ela também destaca a coragem e a força de vontade dos pequenos competidores. 

— Os adultos chegam à competição, muitas vezes, com uma carreira já construída. A grande maioria já vive da música, sabe das dificuldades, dos "sins" e dos "nãos". Já as crianças estão começando. Creio que seja essa a grande diferença: para muitas, o The Voice é a primeira experiência em um palco tão grande — explica Fátima. — O que mais me encanta é a coragem delas de entrarem naquele palco e começarem a subir os degraus para a conquista dos seus sonhos desde tão novas. 

Além da apresentadora, também há estreantes no time de jurados: Iza, do The Voice Brasil, que será técnica do Kids pela primeira vez; e o pagodeiro Mumuzinho, do The Voice +, que estreia como jurado titular do Kids após ter substituído Claudia Leitte por um curto período na quinta temporada. Os dois se juntam ao experiente Carlinhos Brown, um especialista no reality. 

Entre The Voice Brasil, The Voice Kids e The Voice +, para cantores idosos, Brown tem no currículo 18 temporadas do programa. Ele passou por diferentes composições do time de jurados e garante que os técnicos estão afinados para esta temporada. Há, conforme Brown, uma química ancestral entre os três: a raiz afro-brasileira, que faz com que se entendam apenas no olhar. 

— Quando olhamos um para o outro, é como se estivéssemos preparando uma música, uma melodia, uma letra ou mesmo um concerto — diz o jurado. 

Manoella Mello / Globo/Divulgação
Com Brown, Iza e Mumuzinho, "The Voice Kids" terá trio de jurados negros pela primeira vez

Mumuzinho acredita que ele, Iza e Brown poderão servir de inspiração para as crianças negras do programa, como um exemplo de onde podem chegar com suas carreiras na música. O pagodeiro também destaca que os três vêm de berços musicais distintos, mas possuem personalidades que se complementam na relação com os pequenos.

— Brown vem com suas palavras que carregam poesia e espiritualidade, Iza com sua leveza e delicadeza, e eu com alegria e emoção — pontua o pagodeiro. — Eu acho que o fato de nós estarmos aqui, três grandes artistas negros, encoraja — diz.

Esta será a primeira vez que o The Voice Kids terá um trio de jurados negros. Para Iza, será também uma oportunidade de revisitar a própria história: 

— É muito lindo você se ver no palco numa versão infantil. Lembramos das nossas vontades, dos nossos sonhos. É inspirador ver crianças tão corajosas, com tanta certeza de que a música é o caminho que elas devem seguir.

A cantora conta que, nesta primeira fase das "audições às cegas", a emoção tem sido seu guia. Até porque a dinâmica inicial do The Voice Kids propõe que os jurados, sentados de costas para o palco, não assistam à apresentação dos competidores, deixando-se envolver apenas pela voz. Se gostarem do que ouvirem, eles viram a cadeira para o artista mirim, manifestando o desejo de tê-lo em seu time. Se mais de um jurado quiser o mesmo participante, caberá a ele escolher em qual equipe deseja ficar.

Os times estarão completos quando cada técnico possuir 18 participantes sob sua orientação, totalizando 54 vozes no páreo pelo prêmio final de R$ 250 mil. O número de competidores diminuirá significativamente na fase seguinte, das "batalhas", na qual trios disputarão a permanência no programa cantando a mesma música. O que tiver melhor desempenho será salvo pelo técnico, enquanto os outros dois serão eliminados. Seis vozes seguirão em cada time ao final desta fase. 

A etapa seguinte terá apresentações individuais, os "shows", e somente quatro talentos de cada time seguirão na competição. Os remanescentes disputarão, então, a fase inédita das "superbatalhas", que eliminará um deles, qualificando, assim, os outros três. Na semifinal, os trios de cada time concorrerão às duas vagas que cada técnico pode ter na final. Ou seja, no último episódio, o público precisará escolher entre as seis vozes finalistas para o prêmio de campeão da temporada. 

Até lá, o caminho será longo. E o que não vai faltar, conforme o veterano Carlinhos Brown, é emoção: 

— Quando uma criança canta, ela coloca ali tudo o que está em seu coraçãozinho, se entrega sem amarras. Não tem como não se emocionar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias