Entretenimento



Nostalgia

Além do "Linha Direta", que outros programas poderiam voltar à tela da Globo?

Atração de temática criminal tem feito sucesso em seu retorno à TV, empolgando os telespectadores que esperam novos remakes

24/05/2023 - 15h11min

Atualizada em: 24/05/2023 - 15h11min


GZH
GZH
TV Globo / Divulgação
Antonio Fagundes foi um dos apresentadores do "Você Decide", atração marcante da Globo que poderia ganhar uma nova versão

A volta exitosa do Linha Direta à tela da Globo, agora sob o comando do jornalista Pedro Bial, vem colocando uma pulguinha atrás da orelha dos espectadores: será que outras atrações clássicas da emissora também podem voltar ao ar? Impossível não é.

A Globo tem demonstrado estar atenta à onda de nostalgia que tomou conta da indústria cultural nos últimos anos, impulsionando uma série de remakes no cinema e na televisão — a exemplo da nova versão da novela Pantanal, que se mostrou um fenômeno de audiência. Por que, então, não apostar também na volta de programas que marcaram a história da TV?

Os bons resultados que vem sendo alcançados pelo Linha Direta, que com apenas três programas exibidos já bateu recorde de audiência, estão aí para provar que a ideia pode ser boa. Abaixo, GZH elenca atrações nostálgicas que poderiam voltar à grade da emissora e quais as chances de isso acontecer.

Você Decide

Um dos clássicos que pode estar perto de voltar à telinha é o Você Decide, exibido pela Globo entre 1992 e 2000. Conforme noticiado por portais especializados ainda no final do ano passado, a emissora vem estudando um possível retorno da atração. A decisão estaria na mão do diretor de gênero Mariano Boni, responsável pelo nicho de variedades.

Um ponto deve contar positivamente para uma possível volta do Você Decide: o formato, que aposta na interatividade com o público, algo cada vez mais valorizado na TV aberta. Cada episódio do programa apresentava uma história diferente, que vinha sempre acompanhada de algum dilema ético enfrentado pelo personagem principal. O caminho que ele iria seguir diante da situação era escolhido pela audiência, que votava, por meio de ligações, no final que desejava assistir.

Com direção de Paulo José, o programa chegou a ser apresentado por Tony Ramos e Antonio Fagundes e contava com grandes nomes da dramaturgia na representação das histórias abordadas. 

JOÃO MIGUEL JR / TV Globo/Divulgação
"Na Moral", que era apresentado por Pedro Bial, pode voltar sob o comando de Manoel Soares

Na Moral

Debates sobre questões éticas e morais também ditavam o tom do Na Moral, programa que foi ao ar entre 2012 e 2014, sob o comando de Pedro Bial. Em um bate-papo informal, o apresentador colocava frente a frente pessoas com opiniões distintas sobre um mesmo assunto, fossem elas anônimas ou famosas, para expor os seus pontos de vista. Já foram colocados em pauta temas como casamento homoafetivo, laicidade do Estado, limites do humor e descriminalização do aborto.

Conforme noticiado por colunistas de televisão, a atração pode voltar à grade da Globo sob o comando de Manoel Soares, que estaria vivendo uma crise nos bastidores do Encontro, em vias de deixar o programa. A emissora, porém, ainda não divulgou nenhuma informação a respeito.

Darlei Marinho / Agência O Globo
André Marques, Bruno de Luca e Ana Furtado foram apresentadores do "Video Show"

Vídeo Show

Um dos programas mais amados da TV brasileira, o Vídeo Show permaneceu no ar por quase 40 anos, mas chegou ao fim em 2019, após enfrentar seguidas quedas de audiência nos últimos anos de exibição, que foram marcados por um troca-troca de apresentadores. Apesar disso, a atração foi emblemática para várias gerações de espectadores ao mostrar os bastidores das novelas e promover uma espécie de "gincana dos famosos" no quadro Vídeo Game, comandado por Angélica.

Rumores sobre uma suposta volta do programa pipocam aos montes na internet, inclusive especulando que Maisa Silva poderia ser anunciada como nova apresentadora, mas a má notícia é que não há nenhuma definição concreta por parte da Globo. Enquanto isso, o público pode matar a saudade assistindo aos episódios antigos da atração no Globoplay.

Agência Globo / Agência Globo
"TV Globinho" contava com um time de apresentadores, incluindo a gaúcha Cecília Dassi

TV Globinho

A maior legião de órfãos da televisão é sem dúvida a da TV Globinho, programa de desenhos animados que foi exibido diariamente na Globo entre 2000 e 2012. A atração saiu da grade diária para dar lugar ao Encontro com Fátima Bernardes — atual Encontro com Patrícia Poeta — e passou a ser veiculada somente aos sábados. Em 2015, a TV Globinho deixou de vez a televisão, dando lugar ao matinal É de Casa.

Desenhos como Dragon Ball Z, Meninas Superpoderosas, Três Espiãs Demais e As Aventuras de Jackie Chan, que eram exibidos na atração, foram responsáveis por marcar a infância de muitos espectadores. Até hoje, há quem reclame do fim da TV Globinho — inclusive para Fátima Bernardes, que já revelou ter recebido reclamações após seu programa ter ocupado o horário. 

Infelizmente, não há boa notícia para os órfãos da atração, pois ela não tem previsão de voltar à grade da Globo. Contudo, muitas das séries de animação exibidas estão disponíveis em plataformas de streaming, podendo ser assistidos a qualquer momento por quem desejar matar a saudade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias