Entretenimento



Estrelas da Periferia

Com a Restinga no coração e nas músicas: Luan11 busca passar mensagem positiva

Surfando pelo funk, rap e R&B, artista quer ser referência à comunidade

23/05/2023 - 11h32min

Atualizada em: 23/05/2023 - 11h33min


Eryk Júnior (Kinho) / Divulgação
Luan sonha em lotar estádios: "imagina 150 mil pessoas em um show".

Foi rimando pelas ruas da Restinga, extremo-sul de Porto Alegre, que Luan Vinicius Alves Peruzzo começou a despertar seu lado artístico, aos 11 anos. Hoje, aos 21, e mais conhecido como Luan11, ele é dono da própria produtora, a 211.

– Eu escutava música porque minha família escutava. Era um domingo qualquer, um amigo meu falou: “Vamos fazer uma música?”. Tínhamos o hábito de ficar rimando antes da aula. No fim, criamos um funk – relembra.

A ligação de Luan11 com a música sempre esteve atrelada à Restinga. O artista decidiu que iria se dedicar, de fato, à carreira musical ao voltar para o bairro após seis anos morando em outro lugar. Surfando pelo rap, funk e R&B, ele recebeu o incentivo de outros artistas. 

– A 211, nome da produtora, é uma forma de identificar o público da Restinga. Esse é o número da linha de ônibus Restinga Velha, quero ser referência aqui – explica. 

Na volta ao bairro, Luan já tinha montado seu próprio estúdio e lançado sua primeira música profissional, em 2018.

Hit de milhões

À frente da 211, o artista produziu um hit de milhão: com a participação de Shellzin e TH, a música Tropa do Faz Acontece, lançada em novembro do ano passado, soma mais de 1,2 milhão de visualizações no YouTube. 

– Isso foi muito louco. Estamos acostumados com um funk mais melódico, mas nós fizemos com batida de proibidão, igual ao Rio de Janeiro na antiga. Foi até uma memória afetiva fazer essa música – revela. 

O artista destaca que se surpreendeu com a repercussão: 

– É maneiro, estamos no hype, batendo 15 milhões de visualizações no Instagram, mas o foco é outro. Queremos continuar fazendo isso e nos conectar com artistas que alcançam esses números, é muito difícil fazer música com pessoas que têm grande alcance e tu não.

Inspirado em Mano Brown, Hariel, Kevin, Usher e Lauryn Hill, o artista não nega a orgiem do som que curte fazer.

– O funk te dá o papo reto e faz curtir. O rap é mais sério, te posiciona. O R&B é o bom da vida, né? Amar faz bem – diz.

Projetos

Luan11 sonha em lotar estádios. Mas, muito além disso, o artista deseja que as pessoas entendam as mensagens por trás de suas letras. A mais importante delas: não desistir dos sonhos. 

– Sonhar é a primeira faísca para se ter algo grande, isso que eu tento passar. E eu quero alcançar o mundo, papo reto. Que as pessoas parem para me ouvir opinar sobre algo, tipo o Mano Brown, sem ser apenas entretenimento – reflete.  

Luan11 ainda revela que o videoclipe oficial de Tropa do Faz  Acontece deve ser lançado no fim de junho. A produção contou com takes gravados em um show ao vivo dos artistas da 211, e outra parte gravada na rua. 

Conforme o artista e produtor, os projetos da 211 estão alinhados, com mais de 20 lançamentos até o fim deste ano. Ele promete diversos feats. 

 – Planejamos tudo juntos, eu e os meninos da 211. Teremos pelo menos, umas 20 músicas. Vai ter participação do Meno K e do WS, uma mixtape minha só de R&B em agosto. Também tem produção com o MC Loss, vão ser muitos singles.

Pitaco de Quem Entende

Rafadélico, da Usina do Beat, comenta o trabalho do artista:

– Luan11 é completo, vem de uma nova safra de artistas que além de cantar e compor, produz suas músicas. Já tem um repertório vasto, a notoriedade era só questão de tempo!

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para lucas.oliveira@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com a dupla, ligue para (51) 99670-6855.

*Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias