Entretenimento



Estrelas da Periferia

O trem está passando: Teaga051 prepara álbum

Natural de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, rapper aposta na “lei da atração” nas rimas e conta suas vivências.

22/08/2023 - 11h38min

Atualizada em: 12/09/2023 - 11h23min


Gabriel Bispar / Divulgação
Aos 18 anos, dá seus primeiros passos na música

Aluno do último ano da Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Vieira de Mello, em Esteio, Região Metropolitana, Mathias Back Mendes, 18 anos, dá os primeiros passos na música. No ritmo do trap e do rap, Teaga051, como é conhecido, é natural de Sapucaia do Sul e começou rimando em uma praça com amigos. 

– Eu fazia umas letrinhas, escrevia tudo. Em cima de beat ou sem nada, eu rimava com meus amigos na praça. A gurizada foi curtindo, e isso começou a pegar preço. Aos poucos, foi fluindo, comecei a lançar uns sons – lembra. 

Ainda na infância, Mathias já sonhava em viver o mundo artístico. Eclético, o compositor mirim, na época, se perguntava como ainda não tinha pensado em composições de sucesso. 

– Eu via alguns artistas, como Luan Santana, fazendo sucesso e pensava: “Como eu não escrevi isso” (risos) – brinca. 

Dos sonhos e das rimas na praça, Teaga051 lançou sua primeira música em fevereiro de 2022, intitulada Grana Girando. Diego Gonçalves Angoneze, amigo e incentivador, bancou a produção profissional após uma aposta com o artista. 

– Eu sempre quis cantar, mas nunca tive condição de pagar uma produção. O Diego apostou que, se ele não bebesse na praia, pagaria para eu começar a cantar – conta Teaga051, com sentimento de gratidão. 

Disco de estreia

Com o incentivo dos amigos e familiares, o artista passou a lançar uma música por mês. No entanto, refletiu sobre a qualidade das produções: 

– Lancei umas quatro músicas em sequência, vi que estava fluindo, mas eu não estava satisfeito. Uns amigos me falaram que quantidade não é qualidade, até hoje sou muito indeciso com isso. Quero fazer um trampo de qualidade e em quantidade. 

Focado em produzir bastante e com o máximo de qualidade possível, Teaga051 prepara seu primeiro álbum, chamado Quem Realmente É o Trem?, que deve ser lançado no dia 9 de setembro. Com produção de Herik Silva, o projeto terá um trem como tema, como o artista tem sido reconhecido nas redes sociais:

– Eu lancei um som chamado O Trem Nunca Para, e a gurizada curtiu. Aí, tudo que era relacionado a mim, começavam a falar em trem. Eu adotei o emoji do trem nas redes sociais, isso pegou. 

Nas letras, Teaga051 se inspira nas vivências de onde mora, no bairro Capão da Cruz, Sapucaia do Sul. Agora, o artista promete diversas parcerias, com nomes como Eggo, GS051, Callegaro18, Henrik, Real$santos e Bahia. 

– Nenhum som que eu lancei tem comparação com as faixas do álbum, estou muito feliz. É meu primeiro álbum e talvez tenha um evento de lançamento do projeto – destaca.

Sonhos

Consciente sobre as dificuldades do mundo da música, Teaga051 sonha em dar uma condição de vida melhor para sua família. Apostando na lei da atração, ele também faz rimas sobre o que ainda almeja conquistar. 

– Os caras falam: “Ah, está cantando dinheiro e não tem”. Mas é uma coisa que a gente quer alcançar, viver algo legal, ter um carro bom. Eu quero atrair isso – explica. 

O artista também acredita na mística de datas e horas. Nascido no dia 7 de julho de 2005, ele planeja seus lançamentos para dias e meses com números iguais. 

– Meu aniversário é em 07/07, então eu posto meus sons às 7h. Dia 08/08, às 8h, lancei uma prévia do álbum, então no dia 09/09, às 9h, vou lançar o álbum completo – revela. 

Com sonho de tocar no Rap in Cena, principal festival de hip hop do Sul do Brasil, Teaga051 viveu uma história curiosa na edição de 2022 do evento. Na ocasião, ele entregava panfletos em frente ao local do festival, divulgando sua música mais recente, quando foi procurado por integrantes da produção:

– Eu não tinha dinheiro para o ingresso, mas fui lá panfletar sobre meu som. Os shows começaram, e bateu a angústia de não entrar. Até que chegaram uns caras e perguntaram se era eu quem estava entregando panfleto. Achei que iam complicar, mas me botaram para dentro, curti os shows na frente do palco.

Pitaco de Quem Entende

O produtor musical Rafadélico, da Usina do Beat, comenta sobre o artista:

– Teaga051, o trem nunca para! Trap com vocabulário nosso, rimas com citações do Rio Grande do Sul. Beats bem comerciais e com versatilidade.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dubla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para lucas.oliveira@diáriogaucho.com.br.

Para falar com o artista, ligue para (51) 98554-4720.

*Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias