Entretenimento



Estrelas da Periferia

Saulit celebrará 10 anos de carreira com show especial

Natural de Ijuí, rapper é o único artista que tocou em todas as edições do Rap In Cena e revela novidades da apresentação deste ano

01/08/2023 - 11h24min

Atualizada em: 01/08/2023 - 11h31min


Brunna Graco / Divulgação
Saulit almeja ser o principal DJ de trap, rap e funk do Brasil

Cria do rock, foi tocando rap, trap e funk que Uiliam Saulit, 30 anos, se destacou no cenário musical. Nascido em Ijuí, no noroeste do Estado,  completa 10 anos de carreira como DJ.

– Sempre sonhei em ter uma banda de rock quando era mais novo. Mas nunca pensei que a música poderia ser uma profissão – conta.

Eterno fã de Chorão (1970 – 2013), Saulit, como é conhecido, trabalhou como promoter de eventos na adolescência para ter condições de ir aos shows da banda Charlie Brown Jr. em Porto Alegre. Com a morte do vocalista do grupo, o caminho ao rap foi natural.

– Quando o Chorão morreu, o rock deu uma decaída. Eu não conseguia mais ouvir Charlie Brown Jr., foi assim por uns dois anos. Comecei a ouvir Emicida, Projota, Marcelo D2 e Racionais na época – relembra.

Nas batidas do rap, trap e funk, em 10 anos de carreira, Saulit se tornou DJ de referência dos ritmos no Estado. Já tocou ao lado de grandes nomes do cenário nacional, como Filipe Ret, Matuê, Racionais MC’s, L7nnon e Djonga, entre outros.

– Eu virei DJ por conta da Hot Players Crew, a convite do Diego Ret e do Bruno Street, em 2013. Comecei a me apresentar e fui me profissionalizando. No início, tocava com notebook emprestado – comenta.

Sempre levantando a bandeira da cultura hip hop, Saulit decidiu seguir carreira solo em 2017. Inspirado em Papatinho e WC no Beat, ainda almeja ser o principal DJ de trap, funk e rap do Brasil.

Em 2020, montou um estúdio em casa para seguir vivendo de música em meio à pandemia. Na época, Saulit conciliava a carreira nos palcos com entregas como motoboy.

– Toquei no Planeta Atlântida e, depois, estava entregando marmita. Achei que estouraria, mas veio a pandemia. Montei o estúdio para não entrar em depressão – diz.

Dedicação total

Além dos projetos pessoais, como o Baile do Saulit e o Set do Saulit, ele atua como produtor artístico e musical. Set do Saulit traz um pouco da essência do artista como produtor, além de beatmaker. Lançado em 2021, o projeto deve ganhar sequência neste ano. Como produtor – à frente do estúdio Verse Music, em parecia com a Loja Verse e do selo Musical RIC, do Rap in Cena –, Saulit também cuida da carreira de Brendon.– Neste segundo semestre quero produzir o EP do Brendon, além de focar no Set do Saulit 2 – projeta.

Nos palcos, o DJ faz sucesso com o Baile do Saulit, evento que já trouxe um dos principais nomes do trap nacional a Porto Alegre, Veigh. Na ocasião, em apresentação no Hype CB, MC Daniel e Wiu, outros destaques do cenário, “invadiram” o show de Veigh.

– O Daniel e o Wiu avisaram que iriam “colar”, mas achamos que era para curtir o show. Eles apareceram escondidos, nem eu sabia. Depois disso, tomou uma proporção muito grande, era a segunda edição do baile e virou notícia no Brasil todo – pontua.

O sucesso do projeto, exatamente um ano e meio após Saulit retirar um tumor da coluna, marcou uma virada de chave em sua carreira. A ideia surgiu com o incentivo de Bruno Silva, o Esquilo, que acompanha Saulit desde 2013.

– Quase fiquei paraplégico, de cadeira de rodas. Hoje, estou recuperado e vivo o melhor momento da minha carreira. O Baile surgiu como forma de me reerguer e voltar ao cenário – destaca.

Para 2024, o objetivo é ultrapassar as fronteiras do Estado com a iniciativa. 

– Não é um evento comum. É o melhor rolê de trap e funk que tem no Rio Grande do Sul, eu garanto isso. Quero levar para Santa Catarina, ainda neste ano, e para o Brasil todo em 2024 – revela.

Palco com seu nome

O êxito do projeto fez com que o artista ganhasse um espaço especial no Rap in Cena, principal evento de hip hop do Rio Grande do Sul. Único artista a tocar em todas as edições do evento, ele estará à frente do Palco Baile do Saulit neste ano, que contará com o reencontro da Hot Players Crew e terá nove atrações nacionais, sendo Vulgo FK uma delas.

– Vai ser uma experiência nova dentro do Rap in Cena, com espaço para o funk também – revela.

A relação de Saulit com Keni Martins e Guilherme Camerini, idealizadores do Rap in Cena, é quase que familiar:

– Os guris sempre me apoiaram e me incluem em todos os projetos automaticamente, nos tratamos como família. Eu digo que o Rap in Cena é uma parte de mim também.

Na edição de 2023, que ocorre nos dias 28 e 29 de outubro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, Saulit realizará uma apresentação no palco principal, em comemoração aos 10 anos de carreira:

– Com certeza, terá a maior estrutura de um show que eu já fiz.

Pitaco de Quem Entende

Hans Ancina, DJ e comunicador da rádio 92 (92.1 FM), comenta sobre o artista:

– Saulit representa muito bem a sonoridade atual, do trap, rap ao funk, sempre colocando sua cara nos trabalhos. Impossível não curtir.

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e um telefone de contato para lucas.oliveira@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com o artista, ligue para (51) 99188-8306.

*Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias