Entretenimento



Ao 'Fantástico'

Letícia Sabatella fala sobre diagnóstico de autismo

"Quantas vezes eu perdia amizades, ou pessoas ficavam magoadas comigo porque eu não conseguia sair de casa", afirmou a atriz

18/09/2023 - 10h00min


GZH
GZH
Leticia Sabatella Instagram / Reprodução / Reprodução
Letícia Sabatella afirmou que buscou a investigação após um dos seus filhos ser diagnosticado com TEA

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, na noite deste domingo (17), a atriz Letícia Sabatella falou sobre o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), que recebeu recentemente. Ela refletiu sobre o quanto a identificação a ajudou a compreender algumas situações que aconteceram ao longo da sua vida.

— Quando eu tinha nove anos, as meninas da minha escola pararam de falar comigo, por causa do meu jeito, e eu não sabia por quê — disse.

A revelação havia sido feita inicialmente no podcast "Papagaio Falante". Sabatella tem TEA no nível 1, que mostra dificuldades no comportamento e na habilidade social, mas há capacidade de se expressar verbalmente. Depois que um de seus filhos recebeu o diagnóstico, ela decidiu investigar a si mesma. 

—  Eu sempre comia a mesma coisa no almoço, no café da manhã e no jantar, sempre o mesmo grupo de comida. Eu sempre tinha rituais com horários, eu tinha uma inflexibilidade com atrasos. De um minuto eu já perdia a paciência, ficava muito irritada — conta.

Ela declarou que se sentiu aliviada ao receber o diagnóstico depois dos 50 anos de idade.

— A sensação foi libertadora — declarou.

Sabatella afirmou que tem hipersensibilidade sensorial e que isso causou dificuldades na sua vida.

— Tem momentos em que eu chego a passar mal. Parece uma agressão — afirma Sabatella, sobre seus problemas com barulho — Quantas vezes eu perdia amizades, ou as pessoas ficavam magoadas comigo, porque eu não conseguia sair de casa? Eu não conseguia ir ao cinema, porque é uma experiência sensorial muito forte — declarou à reportagem.

No final de agosto, Letícia Sabatella apresentou a Ilíada, de Homero, ao lado do ator Daniel Dantas, em Porto Alegre.

O que é autismo

De acordo com o psiquiatra da infância e adolescência Thiago Rocha, que é coordenador do Centro Especializado em Neurodesenvolvimento Infantil (CENI) do Hospital Moinhos de Vento, o autismo, hoje chamado de transtorno do espectro autista (TEA), é um transtorno do neurodesenvolvimento, em que há alterações do processo de desenvolvimento e comunicação das células cerebrais. 

É caracterizado por dois eixos principais de sintomas: um nas áreas de interação social e comunicação e outro relacionado à presença de um padrão de comportamentos ou interesses mais restritos e repetitivos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias