Entretenimento



Luto no mundo da magia

Morre Michael Gambon, o Dumbledore de "Harry Potter"

Ator faleceu "pacificamente" após um ataque de pneumonia, diz comunicado

28/09/2023 - 12h13min


GZH
GZH

O ator Michael Gambon, famoso por interpretar o professor Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter, morreu aos 82 anos nesta quinta-feira (28). 

“Estamos arrasados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia. Michael tinha 82 anos. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento doloroso e agradecemos por suas mensagens de apoio e amor", diz comunicado emitido pelo publicitário do ator, Clair Dobbs, em nome da família, ao The Guardian.

Nascido em 1940, em Dublin, na Irlanda, Gambon estudou engenharia antes de começar a atuar no teatro amador. A carreira nos palcos começou como construtor de cenários, no Unity Theatre e no Tower Theatre, em Londres. Nos anos 1980 e 1990, ele ganhou destaque em peças como Skylight, de David Hare, A View from the Bridge, de Arthur Miller, e a trilogia The Norman Conquests, de Alan Ayckbourn.

No cinema, seu primeiro sucesso foi O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989). A partir daí, atuou em filmes como Assassinato Sob Custódia (1989), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), O Informante (1999) e Assassinato em Gosford Park (2001).

O grande sucesso veio em 2002, quando assumiu o papel do professor Alvo Dumbledore em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, após a morte do ator Richard Harris, que deu vida ao personagem no primeiro filme. A participação na saga de J.K. Rowling deu a ele fama mundial, especialmente entre o público jovem.

— Já interpretei muitos bandidos e assassinos, e isso é bastante interessante. Dumbledore é completamente o oposto, não é? Ele é um bom velho — disse, em 2010, em entrevista à BBC.

Nos últimos anos, Gambon atuou em Cordélia (2019) e Judy: Muito Além do Arco-Íris (2019). Outros filmes famosos em seu currículo são O Livro de Eli (2010) e O Discurso do Rei (2010).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias