Entretenimento



Estrelas da Periferia

Prestes a se apresentar no Rap in Cena, Rafadélico quer brilhar nos palcos

Dono do estúdio Usina do Beat e especialista em produção musical, rapper defende a cultura do Estado, projeta estreia nos vocais e show no Rap in Cena

24/10/2023 - 11h23min

Atualizada em: 24/10/2023 - 11h25min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Larissa Rodrigues / Divulgação
"Nike Novo" é sua música de trabalho

Vivendo do sonho ofuscado na infância, Rafael Creminini Riffel, 35 anos, trabalhou em diversos ramos antes de dedicar-se totalmente à música. Cria do bairro Partenon, zona leste de Porto Alegre, ele é DJ, produtor musical e cantor. 

– No sistema em que a gente vive hoje, não somos incentivados a viver de arte, de qualquer tipo de arte. Acho que sempre foi ofuscada essa minha vocação para a música, era uma coisa freada pelo método em que vivemos – comenta. 

Rafadélico, como é conhecido, teve o primeiro contato profissional com a música em 2016, quando participou da primeira turma de discotecagem e mixagem do coletivo ECA. Com a chama da música acesa no coração, ele decidiu aprofundar os estudos em produção musical e realizou um curso com o DJ Koala. 

– Esse pseudônimo surgiu da mistura do meu nome com a palavra psicodelia. Eu estava na música eletrônica e percebi que teria de estudar muito antes de realizar o sonho de soltar a voz. Foquei em ser um bom produtor primeiro – explica o artista. 

À frente da Usina do Beat, estúdio que montou durante a pandemia, Rafadélico consolidou seu nome como produtor. Apesar de acumular referências de diversos gêneros, suas produções têm o trap e o rap como maior foco. 

Hora de soltar a voz

Nesses ritmos, ele soltou a voz pela primeira vez em março. Além de produzir, colaborou com uma participação especial cantando na música Sem Você, do JO7A. Nike Novo, primeiro single solo de Rafadélico, deverá ser lançada nesta quinta-feira. A música é uma homenagem ao amigo Renan Bill, da Dubai Club. O artista promete uma verdadeira produção de cinema no clipe. 

– A música vai mostrar que também estou aqui para cantar, não só produzir. Vou ter a chance de me expor como artista completo, cantor, produtor e compositor. Fiz toda a produção, estou ansioso, transformei a história do Renan em música – revela. 

Nike Novo será lançada nas plataformas da Usina do Beat. Em três anos, o espaço passou de um único estúdio na garagem – na casa onde o artista vive com a esposa e os dois filhos – para um ambiente com três salas equipadas com equipamentos para produção musical. 

– Tive que fechar minha distribuidora de alimentos durante a pandemia, tinha cerca de 13 funcionários, e a música me salvou. Eu vi que era aquele o momento de viver da arte. Procurei uma casa com garagem separada e montei um estúdio. Assim nasceu a Usina do Beat – relembra. 

Com preços populares, a Usina do Beat funciona todos os dias da semana, fechando apenas três horas por dia. De acordo com Rafa, o estúdio já recebeu mais de mil artistas gaúchos, incluindo nomes como Mc Dino, Mc Filipe, Mc Loss, Meno K e Luan11. 

– Desde 2021, temos sessões acontecendo todos os dias, sem falhar. Nos tornamos a casa do artista independente gaúcho. Temos quatro colaboradores, abrimos de segunda a segunda, das 9h às 6h, com 150 sessões por mês – destaca. 

O estúdio, que possui um selo autoral para lançar seus artistas, chamou atenção do Rap in Cena. Com nove artistas, incluindo Rafadélico, a Usina do Beat irá se apresentar no palco Baile do Saulit no dia 28 de outubro: 

– Vamos cantar todos os lançamentos do nosso selo neste ano. Serão nove artistas, eu vou cantar duas faixas. Prometemos um show empolgante, em um setlist com explosão e emoção. 

Planos

Além da apresentação no Rap in Cena e do single Nike Novo, Rafadélico projeta um EP com quatro faixas para a reta final deste ano. O artista promete abordar uma temática ligada ao Rio Grande do Sul no projeto. 

– O nome vai ser Eu Sou do Sul, da clássica música tradicionalista em que o artista fala "é só olhar e ver que eu sou do Sul". As quatro faixas vão ter um bom tempero de coisas que acontecem aqui no Estado – projeta. 

E tem mais projeto por aí! No dia 9 de dezembro, ocorre a terceira edição do Festival Usina do Beat. Além de uma batalha de rap valendo R$ 1 mil, o evento deve reunir mais de 30 artistas gaúchos e será realizado na quadra da escola de samba Praiana (Avenida Padre Cacique, 1.559). 

– Serão 12 horas de evento, o maior festival de música underground de Porto Alegre. É um evento para dar oportunidade para artistas independentes que não têm chance de subir em um palco. Minha pretensão é abrir o festival e, depois, vem o melhor do trap local – finaliza.

PITACO DE QUEM ENTENDE

O produtor musical Cyber avalia o trabalho do rapper: 

– Rafadélico combina melodia envolvente com riqueza lírica, estabelecendo uma estética sonora de altíssima qualidade. Seu som indica que o trap do RS ainda vai conquistar muita gente. 

AQUI O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br.

/// Para falar com o artista, ligue para (51) 99231–3566.

Produção: Lucas de Oliveira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias