Entretenimento



Universo sertanejo

Além de Fernando & Sorocaba: outras duplas que trocaram integrantes, mas mantiveram o nome

Prática se repete em conjuntos populares quando sai um cantor 

09/11/2023 - 09h41min


GZH
GZH
Fábio Rocha / Divulgação
Músicos assumem novos nomes artísticos em projetos já existentes.

A informação de que outros três cantores já assumiram a posição de Fernando Zor na dupla sertaneja Fernando & Sorocaba fez parte das discussões na web nos últimos dias. O que mais chamou a atenção é que nenhum dos três músicos realmente chamava-se Fernando. 

Na verdade, quem tem o nome Fernando na certidão de nascimento é o artista que conhecemos como Sorocaba. Humberto Santiago, Everson Félix e Marcelo Sá são os nomes dos artistas que ocuparam a posto na dupla sertaneja até a substituição por Fernando Zor, em 2007. 

Além da criação de um nome artístico, como o de Nivaldo Batista Lima, mais conhecido como Gusttavo Lima, por exemplo, é comum no mundo sertanejo músicos assumirem o lugar que já foi de outro cantor. Seja pela saída ou morte de um dos integrantes, muitas vezes, as duplas seguem em atividade, mas com novas formações e mantendo a mesma nomenclatura pela qual são conhecidos pelo público.

Conheça outros exemplos:

Marcos & Belutti

Durante o Altas Horas do último sábado (4), Marcos e Belutti contaram um pouco sobre a formação do conjunto sertanejo. O duo é formado por Leonardo Prado de Souza, o Marcos, e por Bruno Belucci Pereira, o Belutti. Em conversa com Serginho Groisman, Marcos contou que já havia feito parceria com outras duas duplas antes de se unir ao amigo: Rick & Leo e Pedro Paulo & Fabiano.

— Eu tive uma dupla que era chamada de Rick & Léo, depois eu tive uma dupla chamada Pedro Paulo & Fabiano. Foi quando eu conheci o Belutti, que ele gravou uma música de minha composição e eu fiz backing vocal no disco dele. Enquanto ele estava gravando a minha música, eu já estava estremecido com meu ex-parceiro e pensava: "eu queria fazer dupla com esse cara" — contou.

Em seguida, Serginho pergunta se ele o Rick ou o Léo na dupla antiga:

— Eu era o Léo, meu nome é Leonardo. E eu já fui o Fabiano, do Pedro Paulo & Fabiano. Agora, eu sou o Marcos. Como eu já tive vários nomes, qualquer nome que me chamar, eu olho — afirmou o músico.

A primeira dupla de Belutti, por outro lado, foi Bruno Belucci & Cristiano, até conhecer Leonardo, que viria adotar o nome artístico de Marcos, e se tornaria seu novo parceiro.

Thaeme & Thiago

Entre 2011 e 2013, a dupla Thaeme & Thiago foi formada por Thaeme Mariôto, a Thaeme, e José Lazaro Servo, músico de nome artístico Thiago Servo. No entanto, após o período de sucessos, o cantor decidiu se desligar da parceria por conta de divergências musicais, o que levou a abertura do posto "Thiago". 

Quem assumiu em seguida foi Guilherme Bertoldo, ex-vocalista do Grupo Tradição. O cantor, diante da troca, passou a assinar pelo nome Thiago Bertoldo para assumir a nova formação. 

Coincidentemente, a dupla é apadrinhada por Fernando & Sorocaba

Gino & Geno

A dupla Gino & Geno, formada na década de 1970, era composta por Sebastião Ribeiro de Almeida, o Gino, e Geraldo Alves dos Santos utilizava o nome artístico de Geno. A parceria passou por idas e vindas entre os anos 2000, até a aposentadoria Geraldo em janeiro de 2019. Aos 72 anos, o músico decidiu se afastar dos palcos para dedicar mais tempo à família.

A formação acabou passando por mudanças. Geraldo foi substituído por Mauro Gonçalves Pereira, conhecido como Mauro Avante, que assumiu a nova posição de "Geno" na dupla.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias