Entretenimento



Destaques de 2023

Na dramaturgia, na música, no humor: quem foram os vencedores do prêmio Melhores do Ano da Globo

Evento na TV consagrou nomes que se destacaram na dramaturgia, no jornalismo, na música e no humor da emissora em 2023

18/12/2023 - 11h31min


GZH
GZH
Globoplay / Divulgação

Em clima de festa de fim de ano, o Domingão com Huck trouxe para dentro da sua programação neste domingo (17) o Melhores do Ano de 2023. A premiação consagrou mais uma vez nomes da TV Globo que se destacaram no ano na dramaturgia, no jornalismo, na música e no humor. Os 12 vencedores da noite foram escolhidos por votação popular na internet (confira a lista abaixo).

A série Os Outros foi o grande trabalho vencedor da premiação, com três dos 12 prêmios da noite. A obra produzida pelo Globoplay retrata o cotidiano de dois casais que moram em um condomínio da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Ao agradecer o voto do público, o autor da série, Lucas Paraizo, também pediu para que a sociedade repense o que chamou de "falta de diálogo" que a obra aborda:

— Quando a gente escreve uma série, a gente quer fazer entretenimento, a gente quer divertir, mas a gente quer fazer pensar. A gente quer pontuar algumas coisas com as quais a gente desacorda na sociedade. Com as quais a gente acha e acredita que pode mudar.

Já na categoria novela, venceu Vai na Fé, que só confirmou seu sucesso após a boa repercussão nas redes sociais.

Apresentador do telejornal Jornal Hoje, César Tralli foi o vencedor da categoria jornalismo. Ao receber o troféu, ele se emocionou ao falar das mulheres da sua vida.

— Quero fazer um agradecimento especial em memória à minha mãe, que faleceu num acidente de avião trágico, há pouco mais de um ano. Uma mulher que nasceu na roça, que cortou cana, que colheu amendoim, algodão, que vendeu amendoim em porta de estádio e que lutou como milhões de mulheres lutam nesse Brasil para dar educação para os filhos — declarou Tralli em parte do discurso.

Amaury Lorenzo, que dá vida a Ramiro na novela Terra e Paixão, foi eleito a revelação do ano. Emocionado, o ator lembrou da importância de estar onde está enquanto um homem negro.

— É tão importante a gente firmar o nosso lugar aqui — reforçou Lorenzo, que dedicou o troféu recebido também à Clara Moneke, de Vai na Fé, que concorria na mesma categoria.

Nesta semana, o artista disse em suas redes sociais ter recebido mensagens de ódio ao ser divulgado o resultado da premiação. Clara Moneke foi ao X (antigo Twitter) pedir ao público que parasse com os ataques.

Assim como nos últimos dois anos de premiação, Paulo Vieira voltou a ser o responsável por fazer comentários e paródias do Melhores do Ano. O humorista venceu em sua categoria, e reforçou o discurso de Lorenzo sobre representatividade

— Eu quero agradecer a todas as pessoas que vieram antes de mim. Aqui eu estou falando de Lázaro Ramos. Aqui eu estou falando de Luís Miranda. Aqui eu estou falando de Tony Tornado.

Outro momento emocionante da noite foi o prêmio à Simone Mendes, que venceu o Melhores do Ano com a música Erro Gostoso. A cantora fazia dupla sertaneja com Simaria. Na época da separação, Simone deu a entender que, se fosse por ela, não teria se separado da irmã. Mas também entendeu que era necessário dar espaço para Simaria seguir com seus planos individuais.

As atrizes Tatá Werneck e Letícia Colin foram as atrizes premiadas da noite. Ambas, no entanto, em seu discurso, levantaram uma reflexão sobre a violência contra a mulher:

— É muito comum e muito menos comentado do que deveria — declarou Tatá em seu discurso.

Letícia completou:

— A gente tem que ousar, e para isso nós temos que estar vivas. Brasil continua sendo um dos países que mais mata mulheres.

Ator em Todas as Flores, Nicolas Prattes venceu na categoria ator coadjuvante e, ao agradecer, disse que se criou um novo jeito de fazer novela com a obra: 

— A primeira novela com trama original do streaming do Brasil.

O Melhores do Ano 2023 reuniu três indicados em cada uma das 12 categorias. As indicações foram feitas pelos funcionários da rede de televisão.

Lista de vencedores

  • Atriz de série: Adriana Esteves, Os Outros
  • Ator de série: Eduardo Sterblitch, Os Outros
  • Série: Os outros
  • Jornalismo: César Tralli
  • Revelação do ano: Amaury Lorenzo, Terra e Paixão
  • Humor - Troféu Paulo Gustavo: Paulo Vieira
  • Música do ano: Erro Gostoso, de Simone Mendes
  • Atriz coadjuvante: Tatá Werneck, Terra e Paixão
  • Ator coadjuvante: Nicolas Prattes, Todas as Flores
  • Ator de novela: Emílio Dantas, Vai na Fé
  • Atriz de novela: Letícia Colin, Todas as Flores
  • Novela: Vai na Fé

MAIS SOBRE

Últimas Notícias