Entretenimento



Estrelas da Periferia

Artista da Capital compôs canção em homenagem aos Beatles

Músico da zona leste de Porto Alegre, Antônio Oliveira é fã do quarteto de Liverpool.

30/01/2024 - 11h59min

Atualizada em: 30/01/2024 - 12h02min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Márcio Feil / Divulgação
Traduzir seus sentimentos em versos sempre foi fundamental

Antônio Oliveira não era apenas um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones. A música sempre esteve presente na vida do artista, tanto que, por volta dos seis ou sete anos, lembra de ter escrito uma canção e pedido à mãe que enviasse a Roberto Carlos, na época, um dos ícones da Jovem Guarda. Hoje, aos 65 anos, ri da história, mas considera que foi uma pista de que já respirava música desde muito cedo. Com referências que vão de Elis Regina e Cazuza a Pink Floyd e U2, foi um certo quarteto de Liverpool que sempre teve um lugar cativo no coração de Antônio. A paixão é tamanha que deu origem à canção Almost a Beatle Song, disponível em todas as plataformas digitais. Toda a letra é composta citando títulos dos sucessos da banda inglesa e no clipe, John, Paul, George e Ringo aparecem em forma de desenho animado.

– Venho amadurecendo há muito tempo o meu lado criativo, até que eu gravei Almost a Beatle Song – conta ele sobre a música, que vem ganhando o mundo através das plataformas de áudio.

Longo caminho

Nascido e criado no Partenon, zona leste de Porto Alegre, o artista conta que muito mais do que cantar, seu negócio sempre foi compor. Traduzir seus sentimentos em versos sempre foi fundamental para ele.

– Eu sempre criei, mesmo criança e adolescente, eu começo a criar, a fazer versos, a minha coisa mais forte no meio de tudo é a composição – destaca, resumindo a importância da música em sua trajetória:

– A música pra mim é vital.

Nos últimos anos, o músico colecionou projetos de sucesso. Criou bandas autorais como Piratas do Porto, e de releituras criativas, como a Tchê Beatles. É um dos criadores de Porto Alegre de Quintana, que acompanhou os gaúchos na extinta emissora do Grupo RBS, explica:

– Foi a música tema da TVCOM, na abertura e encerramento das transmissões. 

O artista conta que mantém a rotina de criações e projetos, mas sem viver apenas disso.

– Música hoje é exercício de criação. Prazer de melodias e rimas. Estou me aposentando de outros trabalhos, literalmente.

A criação segue a todo o vapor na vida do artista. Para este ano, planeja lançar 10 canções, como a divertida Rock em Quadrinhos, na qual imagina alguns super-heróis famosos como se fossem roqueiros: O Homem de Ferro toca baixo numa banda metal /Onde o Thor é o baterista e o Hulk detona o vocal.

Para o futuro, um dos objetivos de Antônio é fazer com que Almost a Beatle Song chegue até o cantor Paul McCartney. E, a julgar pela persistência do artista, não duvidem que Sir Paul acabe escutando essa homenagem:

– Tive a oportunidade de cantar ao vivo para Júlia, irmã de John Lennon (1940 – 1980). Só falta o Paul. E como disse John: "Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único."

Pitaco de Quem Entende 

Martin TJ, Gerente de Produto e Programação da Radio 92 (92.1 FM), e apresentador do Discorama na 102 (102.3 FM) opina:

– Antônio Oliveira & Piratas do Porto nos levam a uma viagem aos anos 70. Buscam inspiração nos Beatles, cantam em inglês e conseguem nos presentear com uma balada simples mas que nos toca. Além disso, o clipe é muito bem elaborado e divertido. Recomendo Almost a Beatles Song, ouça e assista!

AQUI, O ESPAÇO É TODO SEU!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br

/// Para falar com o artista, ligue para (55) 99134-0757


MAIS SOBRE

Últimas Notícias