Entretenimento



Sucesso no "BBB 24"

Registro da marca "calabreso" cria disputa entre produtora de Toninho Tornado e instituto ligado a Mani Rego

Davi, vencedor do reality, fez o tema ganhar as redes ao usá-lo em uma discussão, mas expressão foi criada pelo humorista em 2018, segundo a equipe dele

23/04/2024 - 11h42min


GZH
GZH
@toninhotornado e @daviooficialll Instagram / Reprodução
Equipe de Toninho Tornado (E) afirma que humorista criou o termo "calabreso" em 2018, anos antes de Davi (D) utilizá-lo no "BBB 24".

Em alta desde que foi usado em uma discussão no Big Brother Brasil 24, o termo "calabreso" agora é alvo de disputa pelo registro da marca. Mani Rego, companheira de Davi, o grande campeão da edição e responsável por usar o bordão no reality, teria entrado com um pedido para usar o termo como marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio do Instituto Maria Preta.

Após o pedido de registro começar a circular nas redes sociais, a empresa Non Stop Produções, que agencia o humorista Toninho Tornado, criador da expressão "calma, calabreso", se pronunciou nesta segunda-feira (22). Em nota, a empresa afirma que o bordão é utilizado pelo humorista desde 2018.

"Requerer o registro da marca demonstra a mais clara intenção de uso indevido do bordão e a tentativa de auferir ganhos financeiros com algo nitidamente criado por outro artista, viola os padrões de condutas éticas, transgredindo os princípios da honestidade e boa-fé com o artista", diz trecho do texto, que foi compartilhado por Toninho Tornado nas redes sociais.

O documento reforça que Davi não criou o termo durante a discussão, apenas o replicou. A empresa também diz que, por meio de sua equipe jurídica, apresentou oposição ao registro da marca protocolado pelo Instituto Maria Preta, que tem ligação com Mani Rego, conforme é possível verificar em publicações nas redes sociais de ambos.

O pedido de registro associado a Mani (que está em nome do instituto) foi feito no dia 3 de fevereiro, dois dias depois de o participante usar o termo no programa. O pedido do instituto no INPI, quer registrar a marca "calabreso" para uso em serviços de fornecimento de comida e bebida. À época, com a repercussão do termo após o uso por Davi na discussão no BBB, Mani anunciou o lançamento do "X-Calabreso" na barraquinha de lanches que administra, em Salvador, na Bahia.

@nonstopproducoes / Instagram / Reprodução
Nota divulgada pela produtora que representa Toninho Tornado.

O sistema do INPI indica pedidos de registro da marca também pela Non Stop Produções. Em quatro protocolos datados de 5 de fevereiro, a produtora reivindica propriedade sobre a marca "calabreso" para alimentos, mas também para as classes vestuário, calçado, chapelaria, entretenimento, atividades esportivas e culturais, educação, propaganda e administração de negócios.

Todas as solicitações encontram-se na fase "Aguardando prazo de apresentação de oposição".

Toninho Tornado

Toninho Tornado é um comediante que ficou conhecido por participar de pegadinhas na televisão, além de ter um canal no YouTube. Recentemente, ele viralizou nas redes sociais por fazer piada trocando o gênero das palavras e usando-as como apelidos em pegadinhas, como calabreso, que se popularizou e virou gíria. Outros exemplos são Luíso Sonzo, Leite Moço e lagartixo.

Após a confusão no reality show entre Davi, MC Bin Laden e Lucas, a palavra tomou conta das redes sociais, gerando ainda mais memes entre aqueles que já conheciam a origem da expressão.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias