Olá



Sucesso musical

Revelação lança álbum 360º ao Vivo

Trabalho marca os 21 anos do grupo

04/11/2012 - 14h04min

Atualizada em: 04/11/2012 - 14h04min


Rosângela Monteiro
Enviar E-mail

Com uma festinha no Rio, o Revelação lançou, na semana passada, o álbum 360º ao Vivo (CD ao preço médio de R$ 25, e DVD, R$ 34), gravado em julho, no HSBC Arena, no Rio. Ele marca os 21 anos de trajetória do grupo formado por Xande de Pilares (voz e cavaquinho), Mauro Júnior (banjo), Beto Lima (violão e guitarra), Arthur Luís (reco-reco), Rogerinho (tam-tam) e Sérgio Rufino (pandeiro).

- Tivemos que matar um leão por dia para chegar até aqui, mas conseguimos! - festeja Xande.

Como carro-chefe, a música Só Vai de Camarote, que já é uma das mais pedidas na Rádio Cidade (92.1 FM). Xande explica de onde veio a inspiração:

- Fico prestando atenção em tudo, compositor é fofoqueiro (risos). Eu estava tomando um negocinho com uns amigos, e tinha umas meninas conversando. Aí, elas receberam um telefonema de alguém convidando pra ir no samba e diziam: "Vamos lá, tem camarote". "Nego" só fala em camarote!

- E, agora, eles colocam uma cordinha na frente do palco e chamam aquilo de camarote, e elas querem ficar dentro deste negocinho - brinca Mauro.

O trabalho tem 24 canções: dez inéditas, 12 regravações de sucessos com outros artistas e duas regravações do repertório do grupo.

- A gente recebe tanta música legal, e fica tanta coisa bacana de fora - lamenta Mauro.

- E não existe esta vaidade de ter que ter 300 músicas de nossa autoria. Se tiver que tirar uma música minha para colocar outra melhor, faço com uma facilidade enorme - completa Xande.

Só não peça para o grupo definir se faz samba ou pagode. Aí...

- Tem gente que acha que tem que dividir samba e pagode. Esquece a raiz e esquece o pagode, é samba e ponto final! - diz Mauro.

- Samba é samba. Não existem subdivisões - salienta Beto Lima.

Confira ao lado o papo com estes artistas! A turnê 360º começa neste mês, porém, ainda não há data definida para show em Porto Alegre.

Convidados especiais

Cinco artistas e o Grupo Clareou fizeram participações no álbum 360º - este nome, aliás, foi escolhido em homenagem à "maior banda do mundo", segundo Mauro, o U2, que lançou um 2010 um trabalho com este nome. Belo canta com Xande a inédita Trilha Sem Fim.

- Ele disse que, se não participasse, desligava o som - brinca Mauro, aos risos.

O "mestre" Benito di Paula solta a voz no medley Além de Tudo/Retalhos de Cetim/Charlie Brown. Xand Avião, do Aviões do Forró, chega com a novidade Amor Para Sempre. Admirador do trabalho do Revelação, o norte-americano David Elliot canta em inglês Essência da Paixão, sucesso dos cariocas.

- Este americano conhece todas as músicas do Revelação, fez uma versão luxuosíssima e veio cantar com a gente! - gaba-se Mauro.

Difícil é conciliar as agendas das estrelas

O Grupo Clareou sacode com Ai Meu Deus, e Carlinhos Brown contagia com Explosão de Alegria.

- Desde o primeiro DVD, nos perguntavam por que não temos convidados. Dizem que a gente tem briga, faz pose. O problema é que tem que ser uma data legal para os artistas e para o público. Queríamos a Ivete Sangalo, mas vai ver a agenda dela... Tem show até 2015! Maria Rita e Seu Jorge também ficaram de fora por isso - explica Xande.

Superstição e filosofia de trabalho

Xande tem a superstição de tocar sempre de branco, mas teve de deixar esta história de lado e colocar uma camisa um pouquinho escura por cima da branca. Foi uma exigência do pessoal que cuidou da iluminação na gravação. O que não muda, porém, é a sua preferência por gravar trabalhos ao vivo.

- No nosso caso, é ao vivo ao vivo, gravamos tudo lá, é todo mundo tocando à vera. Se houver erro, vamos resolver depois - garante Mauro.

- A gente se entrega muito mais ao vivo. No estúdio, não tem como, você está cantando dentro de um aquário, com um troço aqui, no ouvido... - comenta Xande.

Inspiração em busca de qualidade

Pouca gente sabe, mas o cantor e compositor Jorge Aragão é um dos responsáveis pela qualidade técnica do Revelação. Mauro explica esta história:

- Tecnologia é com ele mesmo, Aragão está sempre procurando novidades. E a gente queria se ouvir bem para tocar melhor, mas não tinha dinheiro nem estrutura. Aí, vimos o Aragão usando aquele material (mais moderno), nossos técnicos de som conversaram, e o Aragão emprestou tudo para que pudéssemos ver como funcionava. Compramos igual!


MAIS SOBRE

Últimas Notícias