Olimpíada 2012



Olimpíada

Diário em Londres: Tributo

10/08/2012 - 14h36min

Atualizada em: 10/08/2012 - 14h36min


Quem pode, pode!

Nada mais justo do que uma banda real tocar para dois reis. Em frente às estátuas do brasileiro Emanuel e da norteamericana Kerry Walsh, considerados os grandes nomes do vôlei de praia olímpico, se apresentou a Royal Air Force Band na tarde de ontem.

Walsh havia vencido sua terceira medalha de ouro consecutiva no dia anterior com a parceira Misty May, e Emanuel estava se preparando para também subir pela terceira vez ao pódio olímpico - ele ficou com a prata. Merecem.

Desmaio

O Brasil foi notícia por alguns azares na quinta-feira olímpica. Na maratona aquática feminina, Poliana Okimoto teve hipotermia (queda forte de temperatura), sentiu-se mal,
desmaiou e foi resgatada pelos médicos, tendo que ir de maca para o centro clínico.
Já no ciclismo BMX, coube ao brasileiro Renato Rezende ganhar espaço por violenta queda que causou uma luxação no ombro do ciclista que, além de cair, ainda foi atropelado pelo equatoriano Emílio Buchelly. Mais um que terminou a prova no centro médico.

Torcida

Na disputa do ouro no futebol masculino, em Wembley, o México terá apoio de um grupo de mariachis. A turma do Nueva Generación, de San Luis Potosí, já esteve nos Jogos de Pequim, em 2008, com os mexicanos. Se depender do apoio e da empolgação dos músicos, o México vai adiar o sonho do inédito ouro olímpico para o
Brasil no futebol.

Contra as drogas

O momento dos Jogos serve para tudo. Até para um ônibus de dois andares com jeito de trio elétrico, música permanente e passageiros em verde e amarelo. É a Fundação Para um Mundo Sem Drogas, entidade internacional que se propõe a esclarecer os efeitos negativos das drogas das mais diversas maneiras, marcando presença. O site da fundação www.drugfreeworld.org tem versão em vários idiomas, inclusive o português.

Recordes

Os índices de público são fantásticos na Olimpíada. Londres vive intensamente o evento como há muito não se via e isso gera números espantosos. Mais de 2 milhões de visitantes no Parque Olímpico até quarta-feira, mais de 150 mil pessoas acompanhando a maratona feminina, outras 100 mil nas provas de triatlo e uma estimativa, extra-oficial, de 100 mil no Hyde Park por ocasião da maratona aquática feminina. Até domingo,
certamente haverá multiplicação nesses números.

Medalha de ouro
Seleção brasileira de vôlei feminino - O desempenho inicial mereceu até a medalha
de lata. A recuperação e a chegada à final merecem o ouro, independente do que aconteça na decisão.

Medalha de lata
Placas de sinalização - Por vezes surpreende a falta de indicações. Para achar acessos ou dependências é necessário contar com a intuição ou com a sorte. Os locais de competição mais críticos são o Horse Guards Parade, onde foi o vôlei de praia, e o Hyde Park, local da maratona aquática.

Fenômeno

Se a Grã-Bretanha tem uma rainha, a Olimpíada tem um rei, ou dono. O personagem olímpico de 2012 é Usain Bolt. Desde antes da competição, o jamaicano já mostrava seu carisma, sendo o único ídolo capaz de superar os ídolos britânicos junto à torcida dona da casa. Simpático, brincalhão, irreverente e, acima de tudo, veloz, é um espetáculo à parte. O estádio olímpico inteiro gritava seu nome antes das finais dos 100m e 200m rasos, provas que ele venceu pela segunda vez consecutiva, algo inédito na história olímpica. As camisas da Jamaica com o nome do campeão ou com sua imagem fazendo o gesto da vitória são sucesso de vendas nas lojas londrinas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias