Polícia



Violência

Assassinatos já somam 350 no ano

Homem executado em Canoas é o 350º assassinato registrado nas 19 principais cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos em 2013

02/05/2013 - 07h15min

Atualizada em: 02/05/2013 - 07h15min


Um assassinato na noite de terça-feira, em Canoas, fez a Região Metropolitana atingir a marca de 350 assassinatos este ano, de acordo com o levantamento do DG. Cerca de uma hora depois, em Cachoeirinha, ocorreu outra execução, a 351ª de 2013.


Por volta das 21h, Anderson Luciano Garcia, 34 anos, chegou de carro à sua casa, na Rua São Nicolau, no Bairro Estância Velha, em Canoas, quando foi baleado. Os policiais da Delegacia de Homicídios de Canoas ainda não sabem se Anderson já havia descido do carro quando foi ferido ou se ainda estava dentro do veículo. Pelo menos dez disparos foram ouvidos. Seis deles atingiram Anderson.


- Ele foi socorrido em um carro particular e levado ao HPS de Canoas, onde faleceu - explicou o delegado Marco Antônio Guns.


Os policiais buscam por testemunhas para saber se o atirador estava sozinho e se fugiu a pé ou em algum veículo.


Executado dentro de casa


Cerca de uma hora depois, foi a vez de outra execução acontecer na Região Metropolitana, desta vez em Cachoeirinha. Cristiano Raupp Barrim, 34 anos, foi assassinado a tiros dentro de casa, na Rua Décio Martins Costa, na Vila Eunice. Segundo testemunhas, dois homens teriam pulado o muro da residência, invadido a casa e executado Cristiano com tiros de pistola 9mm e .380.


Conforme o delegado Rafael Liedtke, os policiais da 1ª DP da cidade têm uma linha de investigação.


Cristiano já havia sido investigado por uma tentativa de homicídio contra um morador de rua, em 2012. De outubro do ano passado a janeiro deste ano, cumpriu prisão preventiva. Cristiano era réu no processo, acusado da tentativa contra o morador de rua.


Média é de 2,9 mortes por dia


Desde 2011, o Diário Gaúcho faz o levantamento do número de homicídios nas 19 principais cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. O mês de abril de 2013 registrou duas marcas importantes. No dia 11, a contagem feita pelo DG chegou a 300 assassinatos no ano. Passados 19 dias, o mês terminou com outra marca trágica, a da morte 350, alcançando a média de 2,9 mortes por dia nas cidades em que a contagem é feita.


Na terça-feira, a Secretaria da Segurança Pública divulgou a estatística da criminalidade no Estado no primeiro trimestre do ano. Embora os homicídios dolosos (assassinatos) apresentem queda de 3,54% (de 508 para 490), os latrocínios (roubo com morte) deram um grande salto: 118,75%. Em 2013, já são 35 casos, contra 16 no mesmo período do ano passado.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias