Polícia



Foco na Zona Norte

Como a polícia agiu para diminuir em 15% os roubos de veículos em Porto Alegre

Queda é percebida nos cinco primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior

02/07/2023 - 12h49min

Atualizada em: 02/07/2023 - 12h59min


Leticia Mendes
Mateus Bruxel / Agencia RBS

Os veículos roubados na zona norte de Porto Alegre recuperados pela Brigada Militar ou pela Polícia Civil têm novo destino: a sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Lá, passam por análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na tentativa de encontrar vestígios que possam ajudar a descobrir provas para a investigação. Essa é uma das mudanças realizadas nos últimos meses apontada como um dos fatores por trás de nova redução nos roubos de veículos da Capital.

Nos primeiros cinco meses de 2023, Porto Alegre teve diminuição de 15% no número de veículos roubados. Foram 657. De janeiro a maio do ano anterior foram 773. São 116 registros a menos em comparação com o mesmo período de 2022. Levando em conta a média de casos mensais, pode-se afirmar que a diminuição representa quase um mês a menos de roubos de veículos na Capital.

— Em todas as áreas temos redução dos roubos de veículos. Mas a Zona Norte continua sendo o nosso foco do trabalho. Temos trabalhado com muita proximidade com o 11º e o 20º Batalhão de Polícia Militar, que atuam nessas áreas. Estamos direcionando o nosso trabalhando para ampliar a redução. O foco do problema de Porto Alegre, e vou mais além, do Estado, é a zona norte da Capital — afirma o diretor da Divisão de Investigação Criminal, delegado Eibert Moreira Neto.

Dos 116 casos a menos, cerca de metade ocorreu ano passado em bairros da Zona Norte. A região ainda concentra 70% dos casos de roubos de veículos registrados na Capital. A concentração populacional e a proximidades com outros municípios da Região Metropolitana, que permite escoar os carros roubados, são fatores que impactam nesses números. Dos 657 registros de janeiro a maio deste ano, 460 foram nessa área.

Em razão disso, todos os roubos e casos de receptação da Zona Norte passaram a ser direcionados para a sede do Deic. Os registros são feitos no local e não mais nas delegacias distritais. As equipes do Deic aguardam de sobreaviso caso ocorra algum roubo, para fazer uma investigação preliminar. Quando o veículo é recuperado, a perícia ocorre ali.

— O veículo, anteriormente, quando recuperado ia para o depósito do Detran. Agora, trazemos para cá e acionamos o IGP. Aqui conseguimos fazer uma preservação melhor do veículo, para fazer a coleta da perícia. Isso tem dado resultado positivo com relação a indivíduos envolvidos em roubos de veículos. Aumentado a elucidação a partir desse trabalho integrado. Não só agiliza, como aumenta a eficácia das perícias — explica o diretor da Divisão de Investigação Criminal, delegado Eibert Moreira Neto.

Na segunda-feira (26), às 8h45min, um veículo foi levado por assaltantes na zona norte de Porto Alegre. Meia hora depois, o carro havia sido recuperado pela Polícia Civil, e passou por perícia.  A expectativa é de que este trabalho permita identificar os criminosos.

Em 5 de maio, ladrões levaram um Siena, um Fiesta e uma Ecosport, num intervalo de pouco mais de uma hora, no bairro São José. Logo depois, abandonaram um Celta azul, que teria sido usado nos assaltos. O veículo foi localizado pela Brigada Militar.

— Esse carro já tinha sido utilizado para a prática de homicídio e estava no radar da 4ª Delegacia de Homicídios. Vimos que era o mesmo carro e começamos a trocar informações — explica o delegado João Vitor Herédia, da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV).

No início de junho, na chamada Operação Trinca, do Deic, dois suspeitos desses três roubos de veículos em sequência foram presos.

—  As outras regiões, além da Zona Norte, seguem com redução, e elas sofrem reflexo das prisões e do incremento operacional — afirma Eibert.

Série histórica

Porto Alegre vive um cenário de redução dos roubos de veículos desde 2018. Fatores como o cercamento eletrônico e urbanização de áreas sensíveis teriam contribuído para a queda. Em fevereiro de 2019, foi implantado o programa RS Seguro, com foco também na redução desse indicador.

— Em 2019, começa a despencar os roubos de veículos em Porto Alegre, e isso vem se consolidando. Ano passado nós fechamos com aproximadamente 1.700 roubos em Porto Alegre. Esse ano temos cerca de 700. Se isso se repetir, vamos ter uma redução de cerca de 200 veículos — projeta o delegado Eibert.

À frente do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o coronel Luciano Moritz Bueno afirma que uma série de medidas foram adotadas com intuito de reduzir ainda mais os roubos de veículos, como ações integradas, uso de inteligência, mapeamento dos casos e saturação dos locais de risco, com barreiras e abordagens.

—  Sufocamos áreas sensíveis, para estancar o roubo de veículos. Com todas essas ações que nós pontuamos e conseguir apresentar nessa linha do tempo uma redução bastante importante, vindo até os dias de hoje. É um esforço feito a muitas mãos, para minimizar esse indicador — reforça.

VAI TER GRÁFICO POR AQUI

O destino dos carros

As investigações do Deic apontam três destinos para os veículos subtraídos. Os carros de luxo são roubados sob encomenda, levados por criminosos para serem clonados e revendidos para fora do Estado. Na Zona Norte, em geral são levados de bairros de área nobre, como Moinhos de Vento, Bela Vista, Rio Branco e Chácara das Pedras. Por trás desses crimes, estão quadrilhas especializadas em roubos de veículos.

Os utilitários e com maior frota em circulação são roubados para o cometimento de outros crimes, como novos roubos e homicídios, e abandonados em seguida.

Os veículos mais populares, e de menor valor, são levados para desmanche e revenda de peças. Estes representam a maioria dos veículos roubados na zona norte da Capital. A área de atuação desses grupos se dá em bairros como Rubem Berta e Sarandi. Em geral, quem comanda esse tipo de ação são as facções criminosas, que utilizam também o roubo de veículos como forma de angariar mais recursos para a compra de armas e drogas.

Desde o início de março, em média, um investigado foi preso a cada dois dias por suspeita de envolvimento em roubos de veículos em Porto Alegre. Segundo a diretora do Deic, delegada Vanessa Pitrez, parte deles atuava diretamente nos assaltos, enquanto outros foram identificados como receptadores:

— A investigação qualificada, bem como as constantes operações policiais realizadas pela DRV, que já levaram à prisão 60 indivíduos, nos últimos quatro meses tem sido primordial para recrudescer a queda deste indicador de criminalidade. Através do trabalho integrado com a BM e o IGP, estamos realizando operações de saturação das áreas de risco e realizando diariamente perícias nos carros recuperados. Este esforço conjunto tem sido primordial para a obtenção destes resultados positivos.

Algumas ações

Mapeamento

Uma das estratégias utilizadas é o controle e mapeamento dos locais com maior incidência de roubos de veículos. Os assaltos, segundo a polícia, costumam ocorrer muitas vezes nos mesmos horários e locais. Isso permite identificar algum ponto que demande maior presença do policiamento, por exemplo. Na Capital, a área da Zona Norte próxima do limite com Alvorada é considerada a de maior risco para esse tipo de crime.

Integração

Seja na realização de operações ou na troca de informações diárias, a integração entre as forças de segurança é considerada um dos pontos essenciais tanto na recuperação dos veículos como na identificação de criminosos envolvidos. A integração também se dá nas ações de policiamento de áreas com maior incidência de casos. O intuito do Deic é fortalecer a integração com prefeituras de outros municípios da Região Metropolitana, que ficam nas proximidades da Zona Norte, e criar um comitê gestor contra os roubos de veículos.

Cercamento eletrônico

Em Porto Alegre, é considerada uma das ferramentas que auxiliou a derrubar os indicadores de roubos de veículos nos últimos anos. O cercamento auxilia também na localização dos automóveis. Nos primeiros quatro meses de 2023, 44% dos veículos roubados ou furtados na Capital foram recuperados. Foram 476 devolvidos aos proprietários, dos 1.078 levados por criminosos. A intenção é aprimorar o controle do cercamento em outros municípios da Região Metropolitana.

Colabore

Informações podem ser encaminhadas de forma anônima ao Deic por meio do Disque-Denúncia: 0800 510 2828

Dicas

  • Fique atento ao que ocorre no seu entorno. Se estiver chegando em casa, por exemplo, e visualizar alguma pessoa suspeita, dê uma volta ou duas a mais na quadra antes de estacionar ou ingressar na garagem.
  • Evite ficar distraído ao celular. Além de ser uma infração de trânsito para o motorista, o telefone deixa a vítima ainda mais vulnerável, com mais chances de ser pega de surpresa.
  • Em dias de semana, os horários de maior risco para roubos de veículos, segundo a polícia, são das 18h até 22h. Fique ainda mais alerta.
  • Se for abordado num assalto, a dica da polícia é não reagir para não se colocar em risco maior. Criminosos costumam portar armas de fogo e agir em duplas ou trios. Há casos nos quais os motoristas aceleram o veículo e são alvejados por disparos, ou ainda que tentam reagir ao visualizar um dos criminosos e não percebem a presença de outro assaltante.
  • Procure a polícia imediatamente após o roubo e busque fornecer o máximo de informações que conseguir recordar, como características físicas dos criminosos.
  • Fonte: Polícia Civil-RS

MAIS SOBRE

Últimas Notícias