Polícia



Réveillon

Orla do Guaíba terá reforço na segurança para festa da virada em Porto Alegre

Pontos de maior mobilidade, como paradas de ônibus e locais para embarque e desembarque em veículos, serão priorizados pelas forças de segurança

28/12/2023 - 10h51min


Jean Costa
Jean Costa
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) informou nesta quarta-feira (27) que a segurança será ampliada para a festa da virada na orla do Guaíba, em Porto Alegre, no próximo domingo (31).

Além de policiais do 1º e do 9º batalhões da Brigada Militar, que atuam na região central da cidade, também haverá o apoio de membros de outros batalhões, de integrantes das tropas de choque e da cavalaria, de agentes do Comando Ambiental da BM (Patram), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo o comandante do CPC, órgão que coordena a ação, coronel Luciano Moritz, pontos de maior mobilidade, como paradas de ônibus e locais para embarque e desembarque em veículos, serão priorizados na fiscalização. Entre os objetivos, conforme Moritz, está coibir pequenos crimes e furtos, além de eventuais confusões entre os frequentadores.

— O mais importante é a população ter consciência do quão importante é ter civilidade nessas horas. Tendo consciência da dimensão do evento, nosso número de agentes será elevado, para garantir que, acima de qualquer coisa, quem comparecer ao evento tenha segurança na rua e nas paradas — disse o comandante.

A festa da virada, que começa às 19h do dia 31 e tem previsão de encerramento às 3h do primeiro dia de janeiro, também contará com ações de dispersão após o fim do evento. De acordo com o CPC, serão feitos anúncios por meio de megafones para orientar a população no encerramento das atividades na Orla.

Para coibir a venda irregular de bebidas alcoólicas, agentes da Guarda Municipal farão a fiscalização de ambulantes na região durante e após o fim da festa. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), para atuar na Orla é preciso que o comerciante esteja regularizado junto à Sala do Empreendedor.

O consumo de bebidas alcoólicas não está proibido no local. Isso porque um decreto que proibia consumo a venda foi derrubado liminarmente pela Justiça há quase dois meses. A decisão tem julgamento do mérito marcado para 29 de janeiro. No entanto, a prefeitura pode recorrer para derrubar a liminar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias