Versão mobile

Falando de Sexo

Mande suas dúvidas sobre sexo para o consultório virtual do Diário Gaúcho. As perguntas serão respondidas pela psicólogas Lúcia Pesca e Andréa Alves. Seu anonimato está garantido.
O novo perfil da coluna tem um enfoque mais voltado para as questões sexuais, afetivas, psicológicas e de relacionamento do que médicas. Somos psicólogas sexóloga e especialista em casal e família. Eventualmente convidaremos alguns profissionais para responder algumas questões da área médica. Portanto, nem sempre poderemos responder de forma imediata as questões relativas a estas áreas.

Ver todas as categorias

Sobre a vagina (26 perguntas)

Sobre a vaginaFaço sexo mais de 4 vezes na semana, minha vagina depois do 4º dia fica doendo (mas só dói quando ocorre a penetração do pênis, mesmo com a vagina lubrificada).Isso é normal?Enviado em 02/12/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Cara amiga, provavelmente porque em algumas destas transas pode sua vagina não estar bem lubrificada então há contrações musculares na hora da penetração para se defender da dor. O melhor a fazer é uma avaliação ginecológica para ver se está acontecendo algo físico.

topo
Sobre a vaginaGOSTARIA DE SABER SE UMA MULHER QUE NAO TEM MAIS PARCEIRO E DEXA DE TER RELAÇAO SEXUAL TEM ALGUM PROBLEMA.Enviado em 18/11/2010
Andréa Alves
Andréa Alves

Olha Bela, não necessariamente! Mas uma mulher de 45 anos é muito jovem para abrir mão de uma vida sexual ativa! Sexo é assim, quanto mais se faz mais se quer fazer! É legal ver se tem alguma coisa que esteja impedindo de te relacionar com alguém. Às vezes decepções amorosas deixam as pessoas temerosas e negativas de viver um novo relacionamento. Uma psicoterapia pode ajudar a entender estas questões. É bom procurar um ginecologista para ver se as taxas hormonais estão bem.

topo
Sobre a vaginaOla! Tenho relações frequentemente com meu namorado.. Adoro transar com ele, so que ultimamente eu to evitando certas posições. pq agora sempre que eu transo com ele tem umas posiçoes q fazemos que entram ar e faz akele barrulho insuportavel, que eu moro de vergonha por mais que eu saiba q é ar na vagina. como eu posso fazer para continua fazendo essas posições sem que faça esse barulho? e o tamanho do penis influencia para fazer esses barulhos? pq com o meu ex nao acontecia isso. aguardo a resposta e obrigada pela atençao.Enviado em 04/11/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Amiga Amy, chamamos isso de "flatos vaginais" é o nome dado aos gases expulsos da vagina, durante a transa, que fazem os pequenos e grandes lábios vibrarem. O barulho produzido é parecido com os do anus. Devido à vagina não possuir esfíncter como o ânus, a mulher não consegue controlar a saída do ar. Algumas posições sexuais podem facilitar a entrada de ar na vagina, facilitando assim esses barulhos. Geralmente, posições em que o pênis pode constantemente sair totalmente da vagina causam mais este problema, como a posição de quatro e a posição em que a mulher fica por cima do homem.

topo
Sobre a vaginaEu tenho 12 anos e gosto muito de me masturbar e eu sou menina, mas eu me masturbo sem enfiar o dedo lá dentro da vagina e eu só estimulo o meu clitóris e quando eu faço muito eu fico com uma sensação muito gostosa mais depois eu não consigo fazer mais logo em seguida porque se não a minha vagina se contrai e doi o que é isso? e porque desde de que eu era pequena sai um liquido amarelo da minha vagina? e eu já menstruei tá.Enviado em 14/10/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Staff querida, tudo que você disse é normal, ou seja, meninas se masturbam desde cedo acariciando o clitóris e/ou a entrada da vagina e quando chagam ao orgasmo, relaxam e aquela região fica muito sensível a ponto de não querer ser tocada em seguida. O liquido que sai é a lubrificação da excitação. Você é perfeitamente normal. Parabéns.

topo
Sobre a vaginaSou virgem e meu namorado me dedou pela 1ª vez. e ele foi meio "rude" vamos assim dizer, na hora senti um pouco de dor, nao muita mas incomodou. depois quando fui ver tinha um pouco de sangue na minha calcinha. sei que meu himen é fragil, é possivel que eu tenha perdido a virgindade?Enviado em 14/10/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Amiga, sim é possível que você tenha perdido a virgindade com o dedo dele. Porém só saberás quando tentarem novamente, mas de preferência diga a ele como você gostaria de ter prazer da próxima vez pois as primeiras vezes a gente nunca esquece. Boa papo.

topo
Sobre a vaginaHa aproximadamente 3 meses,todas as vezes que vou urinar e me seco percebo que sai sangue ou uma secreção gelatinosa escura da minha vagina. To muito preocupada com isso, pois nao faço a minima ideia do que seja. Não tenho relação sexual, é indolor, mas muito preocupanteEnviado em 10/08/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Aninha, a única orientação que podemos lhe passar neste momento é de você procurar seu ginecologista para investigar logo o que pode estar acontecendo. Isso pode ser desde um pelo encravado à algum sintoma vaginal importante.

topo
Sobre a vaginaOi gurias! É verdade que existe "exercícios" que podemos fazer com a vagina que estimulam na hora do sexo??? Como e onde aprender esses "exercícios"??? Obrigada, e parabéns, vcs são de mais!!! Bjos!Enviado em 01/07/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Oi Gabi, sim esses exercícios são excelente não só para o sexo como também para toda musculatura dos genitais femininos. Chama-se exercício de KEGER ou contrações do períneo. Servem tanto para a mulher como no a controle da ejaculação dos homens.

topo
Sobre a vaginauma vez vi um filme porno q tinha uma cena q o homem coloca a mão dentro da mulher.aquilo me excitou muito mesmo e desde aquele dia estamos praticando,meu parceiro ja consegue colocar a mão toda mas ainda não aguento deixar ele no vai e vem.isso pode me machucar? faz mal pra minha vagina ela ficar tão grande?não é sempre que fizemos mas quando faço gozo bem mais..é normal?Enviado em 24/06/2010
Lúcia Pesca
Lúcia Pesca

Eveline, os cuidados que vocês têm que ter é de só começarem a tentar colocar a mão após usarem um bom lubrificante, quando você estiver MUITO excitada, e no momento que iniciar a dor parar. Esta pratica sexual não deve ser freqüente pois pode lhe trazer algumas complicações ginecológicas. A vagina depois sempre volta ao tamanho normal após a prática sexual. Mesmo assim é interessante você fazer exercícios de contração da vagina diariamente que com isso certamente não haverá problemas de flacidez mais tarde.

topo
Total de 3 páginas

Conheça quem responde às suas perguntas

  • Lúcia Pesca
    Lúcia Pesca

    LÚCIA PESCA, 52 anos, é psicóloga formada pela PUCRS em 1982. Psicoterapeuta individual e de casal, foi uma das pioneiras no tratamento da sexualidade em Porto Alegre. Especialista em Terapia Sexual pelo CESEX e Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, atualmente é Coordenadora do Comitê de Sexualidade da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul.

  • Andréa Alves
    Andréa Alves

    ANDRÉA PHILBERT ALVES tem 45 anos e é psicóloga formada pela PUCRS em 1990. Psicoterapeuta individual, de adolescentes, casal e família, é coordenadora do Comitê de Psicoterapia de Casal e Família da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul. É membro do corpo clínico do DOMUS (Centro de Terapia de Casal e Família), onde ministra seminários, e integra a Associação Gaúcha de Terapia Familiar.

Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros